Encantar futuros colaboradores é uma das chaves para garantir um processo de recrutamento bem-sucedidoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Solução da Janis Commerce gerencia operação online de ponta a ponta, reduzindo custo e elevando eficiência

12/11/2025

NEWSLETTER

Encantar futuros colaboradores é uma das chaves para garantir um processo de recrutamento bem-sucedidoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negócios Recrutamento e SeleçãoRh

Encantar futuros colaboradores é uma das chaves para garantir um processo de recrutamento bem-sucedido

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/07/2024

Encantar futuros colaboradores é uma das chaves para garantir um processo de recrutamento bem-sucedido

Foto: Adobe Stock


Para realizar um processo de contratação inteligente é preciso encantar os potenciais colaboradores. Isso faz com que seus futuros funcionários entrem no seu varejo mais focados e motivados.


O insight foi compartilhado por Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, e especialista em pessoas e processos. Segundo ela, situações diferentes no recrutamento devem ser avaliadas de forma segmentada.


A primeira etapa é a consciência. Ela é voltada às pessoas que ainda não conhecem a empresa, mas precisam conhecer. Neste caso, a área de RH trabalha considerando que um dia esse potencial colaborador poderá procurá-la para considerar a empresa como uma possível empregadora”, conta Carla. 


Assim, fazer um anúncio em plataformas online pode ser um diferencial. Usar o poder das mídias compartilháveis como Instagram, WhatsApp, e etc., também é importante, pois as pessoas gostam de avisar umas as outras sobre possíveis vagas, algo que potencializa as chances do anúncio “viralizar”.


A especialista ainda explica que existe uma outra fase, chamada consideração, que é voltada às pessoas que já conhecem a empresa.


“Neste caso, é importante manter o site e as mídias bem apresentáveis e atualizados. O RH também deve estar atento a possíveis depoimentos de clientes e colaboradores no Google, no LinkedIn e em outras mídias. Tudo isso é vitrine.”, explica a executiva. 


Carla também discorre sobre a etapa de entrevista, fundamental para “vender” a empresa ao potencial colaborador.

“Anos atrás, achava-se que se a empresa estava ofertando uma oferta de emprego, cabia ao aspirante à vaga saber se vender, mas hoje acontece o contrário, pois a concorrência em busca de bons profissionais é grande. Atualmente, é a empresa que precisa mostrar que vale a pena”, ressalta Carla Martins. 

Sendo assim, é preciso que a empresa explique ao profissional o seu cargo, mas também as possibilidades existentes no futuro. “Da mesma forma, precisa contar se existe um trabalho de meritocracia ali, se a empresa prioriza algumas coisas, se faz festas e outros detalhes. Uma boa conversa na entrevista ajuda a vender tudo que a empresa oferece de bom e, caso a contratação dê certo, muito possivelmente a pessoa já entrará mais”, conclui Carla.

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios, Recrutamento e Seleção,Rh
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Assaí AtacadistaResultados 3º T 25

Assaí destaca 4 avenidas de crescimento para seus negócios

AdobeStock_253360202Turnover

Supermercados lideram índice de rotatividade de CEOs

Mateus FoodserviceNovos Negócios

Grupo Mateus lança bandeira voltada ao setor de alimentação fora do lar

Caixa de supermercado adobe stockCapacitação

Gestão financeira ainda é desafio entre pequenos empresários

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados