ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Ella's: movimento reúne, empodera e prepara mulheres do varejo alimentar
POR Nathalie Gutierres
EM 25/07/2024

Foto: Divulgação
Na busca pela conquista de seu espaço, ainda mais na condução de um negócio familiar, as mulheres encontram pela frente muitos desafios ao trilhar seus caminhos e, em um segmento predominantemente dominado pelos homens, como é o caso do varejo, os obstáculos são inúmeros.
Assim, ao se preparar para ocupar cargos de relevância na empresa, ou então para estruturar a sucessão familiar, é preciso foco, alta dose de determinação e muita resiliência. Contudo, ao unir forças, compartilhar experiências e discutir as adversidades, o percurso pode ser mais sereno - e é esse o papel do Ella's, um movimento iniciado em 2023, que promove encontros presenciais a cada bimestre e trocas mensais online.
Atualmente, o movimento conta com 30 participantes de diversos Estados do País. Há um ano eram 20. A maioria das participantes são acionistas, responsáveis ou conselheiras de empresas de varejo.
União e troca, portanto, estão entre os motivadores para o surgimento do Ella’s, grupo que reúne mulheres cuja casa e trabalho são o varejo, ou seja, esposas e filhas de 2ª e 3ª gerações atuantes nos negócios. A proposta é promover o empoderamento delas por meio de encontros, mentorias e compartilhamento de experiências.
Liderado por Bruna Fallani e Vanessa Sandrini, profissionais com carreiras consolidadas no varejo, o movimento busca integrar e multiplicar conhecimento entre as mulheres que ocupam posições como acionistas, proprietárias, herdeiras ou que tenham algum cargo executivo na empresa.
Início do movimento
Tudo começou em 2023, quando três executivas, acionistas em redes varejistas, procuraram Vanessa com “dores” e dúvidas muito semelhantes. “A partir daí, resolvemos nos unir para um primeiro encontro a fim de conhecê-las, gerar networking e entender melhor as necessidades delas”, conta a executiva, que é diretora de varejo da JHSF e está à frente do Empório Fasano.
O movimento ganhou forma a partir do primeiro encontro e do grupo de WhatsApp, ambos criados em junho do ano passado. Em fevereiro de 2024, ocorreu a profissionalização do Membership Ella’s como um clube.
A proposta do grupo foi definida com o objetivo de capacitar as participantes para uma liderança potente e promover trocas significativas sobre diversos temas, como sucessão, carreira e maternidade. A ideia é que elas se entendam como acionistas e identifiquem qual caminho escolher, tanto como sucessoras, conselheiras, inseridas ou não no negócio, como explica Vanessa, para quem o Ella’s hoje é um grupo que valoriza a pluralidade profissional, a diversidade e a inclusão.
Foto: Divulgação
“Logo na primeira reunião, notamos que havia uma falta de espaço dedicado exclusivamente às mulheres do setor. O Ella’s foi criado para suprir essa necessidade, oferecendo uma plataforma de apoio mútuo, troca de conhecimentos e crescimento profissional”
Vanessa Sandrini - Fundadora do Ella’s e diretora de varejo na JHSF, que detém o Empório Fasano
Em aproximadamente um ano da iniciativa, muito conhecimento já foi compartilhado. Já foram realizados encontros com personalidades reconhecidas no varejo, além das rodas de conversa e visitas técnicas que possibilitaram conhecer de perto as inovações e as práticas de sucesso no setor. Para se ter uma ideia, participaram como palestrantes Cris Arcangeli (empresária do ramo de cosméticos), Ana Maria Diniz (empresária, fundadora do Instituto Península e filha de Abilio Diniz) e Daniela Cachich (executiva da Ambev).
Varejistas que participam do Ella’s
Amanda Vasconcelos Diretora do Hiperideal (BA). Foto: Divulgação
“É muito bom saber que estamos sempre em constante aprendizado, e isso se dá quando nos permitimos vivenciar a história do outro, partilhar referências, casos, dores e ideias” - Amanda Vasconcelos
TRAJETÓRIA
A rede da qual Amanda está à frente é uma das mais importantes da Bahia, fundada por seu pai. A empresa conta atualmente com 26 unidades em Salvador e região metropolitana, além de seis filiais em Portugal. Para a diretora da rede, a motivação para integrar o Ella’s foi as participantes compartilharem experiências. Em sua opinião, é preciso eliminar os paradigmas e preconceitos
– algo que, segundo ela, nunca sentiu desde que passou a atuar na empresa há 10 anos – e encarar a presença das mulheres no setor sem diferenciação. Amanda resume a participação no Ella’s com uma palavra: enriquecedora.
“De todos os encontros em que estive, saí mais preparada, mais curiosa e com mais vontade de realizar do que quando entrei. Sempre volto para casa com vontade de convidar mais mulheres que me inspiram e que podem contribuir muito na caminhada das que estão começando”, destaca Amanda.
Bruna Fallani, fundadora do Ella's e da consultoria Shopper 2B. Foto: Divulgação
“O varejo brasileiro tem se mostrado um setor dinâmico e aberto à diversidade, mas é fundamental continuar promovendo a inclusão e proporcionando às mulheres as ferramentas necessárias para se destacarem e liderarem com eficácia” Bruna Fallani - Fundadora do Ella’s e da consultoria Shopper 2B
Thaís Martucci diretora-geral do Supermercado Marino (SP) Foto: Divulgação
“Tem sido uma honra participar desse grupo, viver novas experiências, aprender, me conectar com mulheres que passam ou já passaram por desafios semelhantes aos meus, gerar novas conexões e saber que tenho ‘Ella’s’ com quem contar quando for preciso”
TRAJETÓRIA
Thaís assumiu sua posição atual em dezembro de 2023 na empresa fundada há 38 anos e que hoje conta com quatro lojas e um Centro de Distribuição nas cidades de Aguaí e São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. Desde 2016 na companhia, sua trajetória tornou-se desafiadora com a partida precoce do pai, fundador da rede, em 2018. Nesse momento, Thaís entendeu a necessidade de apoiar a mãe, que sempre ajudou no setor de RH, a direcionar a equipe. Ela conta que sentiu os desafios de ser uma mulher em um ambiente predominantemente masculino como é o varejo e, por algum tempo, acreditou queprecisava “parecer” grande externamente para ter respeito.
“Com o tempo, estudando e entendendo minha essência, fui capaz de liderar com maior sabedoria, maior energia feminina e me posicionar na intensidade certa quando necessário”, avalia.
Victória Roldão Especialista de trade marketing e inovações do Roldão Atacadista (SP). Foto: Divulgação
“A principal motivação para estar no grupo é a chance de estar próxima a mulheres incríveis, compartilhando experiências e aprendendo com quem enfrenta desafios semelhantes aos meus. Toda mulher no comando de uma empresa precisa de uma rede de apoio”
TRAJETÓRIA
Segundo Victória, as discussões e trocas de experiência com outras mulheres varejistas são inspiradoras e a ajudam a enfrentar desafios diários com maior confiança e habilidade. Neta do fundador da rede de cash & carry Roldão Atacadista, hoje com 40 lojas no Estado de São Paulo, ela cita alguns desafios, como a necessidade de equilibrar a vida pessoal e profissional e conquistar espaços de liderança.
Seu pai, Ricardo Roldão, presidente do conselho da rede, avalia que, apesar de as mulheres estarem ocupando cada vez mais posições de liderança, a representatividade feminina em cargos executivos e de alta direção ainda é desproporcionalmente pequena em muitos setores. “O Ella’s é uma iniciativa valiosa e necessária no contexto do varejo alimentar brasileiro. Ao focar herdeiras e executivas de supermercados, o grupo atende uma necessidade específica de apoio e desenvolvimento para mulheres que enfrentam desafios únicos em suas posições”, ressalta Ricardo.
Notícias relacionadas

Valor da cesta básica apresenta queda nas principais capitais do país

Cesta junina tem participação de 3,7% sobre as vendas totais do varejo no Nordeste

Supermercado do Piauí adere a campanha pró-LGBT e divulga comercial em horário nobre
