E-commerce ganha 1,4 ponto percentual de penetração nos lares brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gomes da Costa lança nova Sardinha com Molho de Tomate de Sabor Caseiro para melhorar a experiência do consumidor e turbinar o giro nas gôndolas

02/10/2025

NEWSLETTER

E-commerce ganha 1,4 ponto percentual de penetração nos lares brasileirosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa KantarE-commerceConsumer Insights Q1 2024

E-commerce ganha 1,4 ponto percentual de penetração nos lares brasileiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/06/2024

Adobe Stock - homem celular

Foto: Adobe Stock


Pesquisa da Kantar aponta que todos os canais de compras apresentaram perda na penetração, com exceção do e-commerce. As vendas online registraram um aumento de 1,4 ponto percentual, totalizando cerca de 14 milhões de lares no Brasil. 

 

As compras no canal ocorreram principalmente por meio de sites ou aplicativos dos varejistas, e as cestas apresentaram 10% mais categorias em relação a 2023, sendo que as marcas mais econômicas foram as preferidas entre os consumidores – cerca de 51% em volume.

 

Os dados fazem parte do estudo Consumer Insights Q1 2024, da Kantar, e também demonstram que os novos compradores nesse formato impulsionaram o volume adquirido por viagem. Enquanto isso, os consumidores que repetiram mais as compras foram os mais fiéis, com uma frequência de 6,1 visitas.

 

A pesquisa também evidencia como os diferentes meios de acesso do e-commerce possuem públicos distintos. As compras pelo WhatsApp, por exemplo, são mais populares entre o público acima dos 50 anos, que pode ter mais dificuldade em baixar um aplicativo. 

 

Já os apps de delivery são mais comuns entre os adultos de até 39 anos. Os “meios puros” como o Mercado Livre e Amazon, estão mais presentes em lares com crianças. Por outro lado os “não puros”, que atuam no on e off, são mais populares em lares sem crianças. 

 

“Assim, deve ser desenvolvido uma estratégia diferente para cada meio, pois uma estratégia feita para o WhatsApp pode não ter o mesmo efeito no aplicativo de delivery”, explica Desiree Wichineski, sr. account executive do worldpanel division na Kantar.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Kantar,E-commerce,Consumer Insights Q1 2024
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

panetonesNatal

Atacarejo lidera entrada de novos consumidores de panetones e eleva em 5 p.p. sua participação na venda dos itens

RupturaConsumo

Ruptura nos supermercados chega a 13,1% em agosto

Corredor de supermercado - adobe stockConsumo

88% dos lares no Brasil já frequentam atacarejos

Adobe Stock CheckoutsPesquisa

Má gestão do dinheiro em espécie pode representar prejuízo de até R$ 7,5 bi para o varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados