18/07/2025
Docile destaca oportunidades para o varejo no “semestre de ouro” da categoria de guloseimas
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Docile
EM 18/07/2025

Julho, mês tradicionalmente marcado pelas férias escolares, dá início a um semestre de grandes oportunidades para o setor de guloseimas. A Docile, maior exportadora de doces do Brasil e uma das 100 maiores empresas do segmento no mundo, destaca a força da sazonalidade do “semestre de ouro” e a importância de uma estratégia de vendas bem estruturada para potencializar os resultados do período.
Esse cenário é muito promissor para o varejo de todo o Brasil e se intensifica com a aproximação de datas comemorativas altamente relevantes para o consumo de doces, como o Dia das Crianças, o Halloween e as festas de fim de ano. As celebrações movimentam a cadeia produtiva e impulsionam o setor varejista, tornando o segundo semestre o mais importante do ano para a categoria.
Dados internos da Docile indicam que, em média, 55% das vendas anuais do setor – tanto em volume quanto em faturamento – se concentram entre os meses de julho e dezembro. Nas categorias de balas (gelatina, goma e regaliz) houve crescimento médio de 25% nas vendas nesse intervalo durante os últimos três anos, o que reforça o peso da sazonalidade.
Análises de sell-out mostram também que julho ocupa a quarta posição entre os meses com maior volume de vendas, ficando atrás apenas de outubro, novembro e dezembro. O recesso escolar contribui para esse desempenho, já que as férias representam um momento em que o consumo de doces tende a aumentar, tanto no ambiente familiar quanto em viagens, passeios e colônias de férias.
E os produtos da Docile acompanham todos esses momentos: tem marshmallow para assar na fogueira durante o acampamento, embalagens maiores para compartilhar em festas e encontros com a família, e até opções compactas, como os pacotes de 15g, para levar na bolsa ou na mochila durante as viagens.
Estamos vivendo, portanto, a largada do período mais aquecido para as vendas de doces e guloseimas. É hora de preparar as lojas com grande variedade de produtos e boa visibilidade no PDV. Com um portfólio que contempla desde os clássicos adorados pelo público até inovações surpreendentes, a Docile é a grande parceira do varejo no desenvolvimento da categoria em busca de ganhos conjuntos e de oferecer a melhor experiência de compra para o shopper.
“O segundo semestre reúne os principais momentos de consumo do nosso setor e, por isso, é tão importante para a nossa estratégia comercial. Temos Dia das Crianças, festas de final de ano e Halloween, data que vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil e que oferece uma excelente oportunidade para surpreender o consumidor com produtos temáticos e experiências de marca”, afirma Adriana Donelian, Diretora Comercial e Trade Marketing da Docile.
Notícias relacionadas

Ex-executiva da Mondelēz assume o cargo de diretora comercial e trade marketing da Docile

Com novas cores, formatos e sensações, Docile lança produtos apostando nas experiências do consumidor

Docile abre quiosque em aeroporto de São Paulo
