Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

11/07/2025

NEWSLETTER

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoSupermercadosGrupo MateusGPAAtacadão

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/07/2025

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redes

Foto: Adobe Stock


Levantamento da Genial Investimentos aponta o valor da cesta básica entre as bandeiras de varejo e atacarejo das empresas de capital aberto do varejo alimentar brasileiro. Com base em junho/2025, o resultado reflete, em boa parte, o posicionamento estratégico dessas marcas. 


De acordo com o estudo, o atacarejo Mix Mateus, do Grupo Mateus, tem a menor cesta básica, com R$ 637, o que corresponde a 42% do salário mínimo atual.

Na outra ponta, o supermercado Pão de Açúcar segue como a rede com o tíquete médio mais elevado: R$ 857, o equivalente a 56,4% do salário mínimo.


Segundo avaliação da Genial, a alta competitividade nos preços do Mix Mateus se justifica, entre outros fatores, à sua atuação no mercado Nordestino, onde os patamares de precificação naturalmente se ajustam ao poder aquisitivo do público local. Tanto é que mesmo o formato de hipermercado do Mateus pratica um valor médio inferior, por exemplo, ao do Assaí: R$ 700, contra R$ 731.


No caso do Pão de Açúcar, a leitura é de que o valor da cesta está alinhado à consolidação do posicionamento premium da bandeira. Entretanto, existe o desafio de competir em um cenário de perda de poder de compra.


No ranking geral, os valores das cestas nas redes monitoradas foram os seguintes:


• Mix Mateus: R$ 637 (42%)

• Extra: R$ 669 (44,1%)

• Hiper Mateus: R$ 700 (46,1%)

• Assaí: R$ 731 (48,1%)

• Atacadão: R$ 736 (48,5%)

• Carrefour: R$ 775 (51%)

• Sam’s Club: R$ 817 (53,8%)

• Pão de Açúcar: R$ 857 (56,4%)


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Supermercados,Grupo Mateus,GPA,Atacadão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Máximo supermercadoExpansão

Grupo Máximo vai abrir supermercado junto a centro comercial com 47 lojas

Carrefour amplia serviço 24h para mais uma lojaSupermercados

Carrefour amplia serviço 24h para mais uma loja

Adobe StockConsumo

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

Claudia VilhenaEvento

CMO do Carrefour e Sam’s é presença confirmada no Trade Connection

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados