04/07/2025
Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/07/2025

Foto: Adobe Stock
Levantamento da Genial Investimentos aponta o valor da cesta básica entre as bandeiras de varejo e atacarejo das empresas de capital aberto do varejo alimentar brasileiro. O resultado reflete, em boa parte, o posicionamento estratégico dessas marcas.
De acordo com o estudo, o atacarejo Mix Mateus, do Grupo Mateus, tem a menor cesta básica, com R$ 637, o que corresponde a 42% do salário mínimo atual.
Na outra ponta, o supermercado Pão de Açúcar segue como a rede com o tíquete médio mais elevado: R$ 857, o equivalente a 56,4% do salário mínimo.
Segundo avaliação da Genial, a alta competitividade nos preços do Mix Mateus se justifica, entre outros fatores, à sua atuação no mercado Nordestino, onde os patamares de precificação naturalmente se ajustam ao poder aquisitivo do público local. Tanto é que mesmo o formato de hipermercado do Mateus pratica um valor médio inferior, por exemplo, ao do Assaí: R$ 700, contra R$ 731.
No caso do Pão de Açúcar, a leitura é de que o valor da cesta está alinhado à consolidação do posicionamento premium da bandeira. Entretanto, existe o desafio de competir em um cenário de perda de poder de compra.
No ranking geral, os valores das cestas nas redes monitoradas foram os seguintes:
• Mix Mateus: R$ 637 (42%)
• Extra: R$ 669 (44,1%)
• Hiper Mateus: R$ 700 (46,1%)
• Assaí: R$ 731 (48,1%)
• Atacadão: R$ 736 (48,5%)
• Carrefour: R$ 775 (51%)
• Sam’s Club: R$ 817 (53,8%)
• Pão de Açúcar: R$ 857 (56,4%)
Notícias relacionadas

Barbosa reabre loja em Barueri (SP)

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Grupo ABC planeja abertura de 8 unidades até o fim de 2025
