Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

04/07/2025

NEWSLETTER

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoSupermercadosGrupo MateusGPAAtacadão

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/07/2025

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redes

Foto: Adobe Stock


Levantamento da Genial Investimentos aponta o valor da cesta básica entre as bandeiras de varejo e atacarejo das empresas de capital aberto do varejo alimentar brasileiro. O resultado reflete, em boa parte, o posicionamento estratégico dessas marcas. 


De acordo com o estudo, o atacarejo Mix Mateus, do Grupo Mateus, tem a menor cesta básica, com R$ 637, o que corresponde a 42% do salário mínimo atual.

Na outra ponta, o supermercado Pão de Açúcar segue como a rede com o tíquete médio mais elevado: R$ 857, o equivalente a 56,4% do salário mínimo.


Segundo avaliação da Genial, a alta competitividade nos preços do Mix Mateus se justifica, entre outros fatores, à sua atuação no mercado Nordestino, onde os patamares de precificação naturalmente se ajustam ao poder aquisitivo do público local. Tanto é que mesmo o formato de hipermercado do Mateus pratica um valor médio inferior, por exemplo, ao do Assaí: R$ 700, contra R$ 731.


No caso do Pão de Açúcar, a leitura é de que o valor da cesta está alinhado à consolidação do posicionamento premium da bandeira. Entretanto, existe o desafio de competir em um cenário de perda de poder de compra.


No ranking geral, os valores das cestas nas redes monitoradas foram os seguintes:


• Mix Mateus: R$ 637 (42%)

• Extra: R$ 669 (44,1%)

• Hiper Mateus: R$ 700 (46,1%)

• Assaí: R$ 731 (48,1%)

• Atacadão: R$ 736 (48,5%)

• Carrefour: R$ 775 (51%)

• Sam’s Club: R$ 817 (53,8%)

• Pão de Açúcar: R$ 857 (56,4%)


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Supermercados,Grupo Mateus,GPA,Atacadão
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

BarbosaReinauguração

Barbosa reabre loja em Barueri (SP)

Grupo Pereira - Fort Atacadista internaInovação

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT

Grupo ABC avança em Minas Gerais com inauguração de hipermercadoNova loja

Grupo ABC planeja abertura de 8 unidades até o fim de 2025

Supermercados BH inaugura atacarejo em região metropolitana de Belo HorizonteExpansão

Supermercados BH inaugura atacarejo em Lagoa Santa (MG)

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados