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Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/07/2025

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redes

Foto: Adobe Stock


Levantamento da Genial Investimentos aponta o valor da cesta básica entre as bandeiras de varejo e atacarejo das empresas de capital aberto do varejo alimentar brasileiro. Com base em junho/2025, o resultado reflete, em boa parte, o posicionamento estratégico dessas marcas. 


De acordo com o estudo, o atacarejo Mix Mateus, do Grupo Mateus, tem a menor cesta básica, com R$ 637, o que corresponde a 42% do salário mínimo atual.

Na outra ponta, o supermercado Pão de Açúcar segue como a rede com o tíquete médio mais elevado: R$ 857, o equivalente a 56,4% do salário mínimo.


Segundo avaliação da Genial, a alta competitividade nos preços do Mix Mateus se justifica, entre outros fatores, à sua atuação no mercado Nordestino, onde os patamares de precificação naturalmente se ajustam ao poder aquisitivo do público local. Tanto é que mesmo o formato de hipermercado do Mateus pratica um valor médio inferior, por exemplo, ao do Assaí: R$ 700, contra R$ 731.


No caso do Pão de Açúcar, a leitura é de que o valor da cesta está alinhado à consolidação do posicionamento premium da bandeira. Entretanto, existe o desafio de competir em um cenário de perda de poder de compra.


No ranking geral, os valores das cestas nas redes monitoradas foram os seguintes:


• Mix Mateus: R$ 637 (42%)

• Extra: R$ 669 (44,1%)

• Hiper Mateus: R$ 700 (46,1%)

• Assaí: R$ 731 (48,1%)

• Atacadão: R$ 736 (48,5%)

• Carrefour: R$ 775 (51%)

• Sam’s Club: R$ 817 (53,8%)

• Pão de Açúcar: R$ 857 (56,4%)


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TAGS:Consumo,Supermercados,Grupo Mateus,GPA,Atacadão
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