ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/03/2025
Dia Internacional da Mulher: varejistas investem na liderança feminina
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/03/2025

Foto: Adobe Stock
No Dia Internacional das Mulheres, celebrado amanhã (08), a importância da equidade de gênero no mercado de trabalho ganha ainda mais destaque. Diversos varejistas têm reforçado seu compromisso com a inclusão, incentivando a presença de mulheres em cargos estratégicos contribuindo para um ambiente corporativo mais diversos e representativo.
Um exemplo é o Supermercados Avenida, da holding Plurix, que lançou recentemente um projeto para valorizar e ampliar a presença de mulheres em posições estratégicas. Para Maria A. Schneider, diretora de gente e sustentabilidade da Plurix, a equidade e a diversidade são fatores estratégicos para o sucesso das empresas. “Nossa luta pela equidade é genuína, pois acreditamos que a diversidade, além de ser um compromisso, é uma alavanca, uma oportunidade e uma vantagem competitiva”, explica a executiva.
“Quanto mais diversa for nossa empresa, melhor ela se integra à sociedade e melhor representa nossos(as) clientes. O projeto de valorização e inclusão das mulheres na liderança é um reflexo desse compromisso, criando um ambiente onde todos têm as mesmas chances de crescer e alcançar seu máximo potencial. Estamos orgulhosos dos passos que estamos dando e do impacto positivo que isso traz para nossas equipes e para a sociedade como um todo”, complementa Maria.
O Assaí também tem investido para aumentar o número de mulheres em cargos de liderança em sua empresa. Para se ter uma ideia, os resultados do último trimestre demonstram que atualmente 25,7% dos postos de gerência e acima são ocupados por mulheres – isso representa um avanço de 0,7 p.p. em relação ao 4T23.
Já o GPA encerrou o 4T24 superando a meta de 48,3%, atingindo o marco de 49,6% de mulheres na liderança, com mais de 120 contratações e 170 promoções. A conquista leva a empresa para perto da meta de ter mulheres ocupando a metade do quadro de líderes até o final de 2025.
Por sua vez, o Carrefour lançou no último trimestre o programa “Mulheridades” com o objetivo de empoderar e desenvolver as funcionárias do Grupo, além de contar com 6 executivas de diferentes áreas da Companhia como âncoras. O maior varejista do Brasil também finalizou 2024 com 32,6% de mulheres em posições de liderança e 21,6% de mulheres em posições executivas.
Ações sociais
O Flex Atacarejo e o Enxuto, do interior paulista, destinarão a arrecadação das vendas de pães realizadas no dia 8 de março a instituições que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade e pacientes em tratamento contra o câncer de mama.
“Mais do que uma data para homenagens, o Dia da Mulher é um momento de reflexão e ação. Queremos contribuir de forma concreta, apoiando instituições que fazem a diferença na vida de quem enfrenta desafios tão difíceis”, afirma Amílcar Pavan, sócio-fundador e diretor de marketing do Flex Atacarejo.
Já Doane Moda, head de marketing do Enxuto Supermercados, ressalta que ações como essas geram impacto positivo. “É uma forma de mostrarmos que essas mulheres não estão sozinhas e que a sociedade pode e deve se mobilizar para apoiá-las”, afirma. A iniciativa das varejistas conta com a parceria da Marquespan e da IcePão.
Notícias relacionadas

RedeMix inaugura 18ª loja e projeta crescimento de 5%

Calor recorde desafia supermercados a inovar na eficiência e sustentabilidade

Carrefour alcança novo marco de expansão com Atacadão
