Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerceSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo

21/06/2025

NEWSLETTER

Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerceSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

TendênciasE-commerce Varejo de Proximidade Pesquisa Missões de compra

Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerce

POR Barbara Fernandes

EM 06/06/2025

Adobe Stock - Loja de proximidade

Foto: Adobe Stock


A praticidade tem sido o principal motor para a ascensão de dois formatos: o supermercado de proximidade e o e-commerce. A busca por maior conveniência também tem impactado as missões de compra nesses canais. No caso das lojas de bairro, as missões de abastecimento estão cada vez mais populares. Enquanto isso, o canal digital bate recordes em penetração e se apresenta estável como opção para esse tipo de compra.


Dados da Kantar reforçam esses fatores. Segundo a última edição do levantamento Consumer Insights, houve um aumento de 15% nas compras de abastecimento no pequeno varejo entre as classes C, D e E. A pesquisa também demonstra a solidificação do e-commerce como um dos canais para a compra de alimentos e bebidas, com penetração de 33,4% – o maior índice desde o início do levantamento de dados em 2009.


Outro estudo, conduzido pela Scanntech, evidencia o crescimento de ambos os canais. Para se ter uma ideia, 57% dos consumidores já compram em mercados de bairro, e as “compras de mês” são destino em 16% dos casos. Já no lado do e-commerce, a pesquisa identificou que o canal cresceu 16% no último ano – cerca de 10 p.p. acima da evolução das lojas físicas, que cresceram 6,3% no mesmo período. O levantamento também mostra que apesar da reposição ser a principal missão no canal digital, as compras de abastecimento representam 20%.


Esses dados revelam uma transformação significativa no comportamento do consumidor brasileiro, impulsionada por uma combinação de conveniência e acessibilidade. Tanto os supermercados de proximidade quanto o e-commerce estão deixando de ser apenas alternativas pontuais, passando a ocupar um espaço em missões tradicionalmente associadas às lojas físicas de atacarejos e hipermercados, como o abastecimento do lar.


Tal cenário aponta para um varejo cada vez mais híbrido, em que diferentes canais coexistem e se complementam para atender às demandas de um consumidor mais exigente e multifacetado.

COMPARTILHAR
TAGS:Tendências,E-commerce, Varejo de Proximidade, Pesquisa, Missões de compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

armazém de lojaLogística

Falhas no transporte de alimentos provocam prejuízo de R$ 400 bi globalmente

Adobe StockConsumo

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025

GPA segue expansão do Minuto Pão de Açúcar com abertura de primeira loja em Vinhedo (SP)Varejo de Proximidade

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP

Hipermercados e supermercados lideram alta nas vendas do varejo em maioConsumo

Hipermercados e supermercados lideram alta nas vendas do varejo em maio

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados