ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/10/2025
Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerce
POR Barbara Fernandes
EM 06/06/2025

Foto: Adobe Stock
A praticidade tem sido o principal motor para a ascensão de dois formatos: o supermercado de proximidade e o e-commerce. A busca por maior conveniência também tem impactado as missões de compra nesses canais. No caso das lojas de bairro, as missões de abastecimento estão cada vez mais populares. Enquanto isso, o canal digital bate recordes em penetração e se apresenta estável como opção para esse tipo de compra.
Dados da Kantar reforçam esses fatores. Segundo a última edição do levantamento Consumer Insights, houve um aumento de 15% nas compras de abastecimento no pequeno varejo entre as classes C, D e E. A pesquisa também demonstra a solidificação do e-commerce como um dos canais para a compra de alimentos e bebidas, com penetração de 33,4% – o maior índice desde o início do levantamento de dados em 2009.
Outro estudo, conduzido pela Scanntech, evidencia o crescimento de ambos os canais. Para se ter uma ideia, 57% dos consumidores já compram em mercados de bairro, e as “compras de mês” são destino em 16% dos casos. Já no lado do e-commerce, a pesquisa identificou que o canal cresceu 16% no último ano – cerca de 10 p.p. acima da evolução das lojas físicas, que cresceram 6,3% no mesmo período. O levantamento também mostra que apesar da reposição ser a principal missão no canal digital, as compras de abastecimento representam 20%.
Esses dados revelam uma transformação significativa no comportamento do consumidor brasileiro, impulsionada por uma combinação de conveniência e acessibilidade. Tanto os supermercados de proximidade quanto o e-commerce estão deixando de ser apenas alternativas pontuais, passando a ocupar um espaço em missões tradicionalmente associadas às lojas físicas de atacarejos e hipermercados, como o abastecimento do lar.
Tal cenário aponta para um varejo cada vez mais híbrido, em que diferentes canais coexistem e se complementam para atender às demandas de um consumidor mais exigente e multifacetado.
Notícias relacionadas

“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentar

Varejo alimentar global deve crescer 4,2% ao ano e alcançar US$ 4,7 trilhões até 2033

Ocasiões de consumo de itens de higiene e beleza crescem 15% no Brasil

Vendas de supermercados e hipermercados caem mais que a média geral do varejo no 3º tri
Barbara Fernandes
Repórter