Consumidores dão mais importância às promoções e descontos do que à qualidade na escolha do itemSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

15/02/2025

NEWSLETTER

Consumidores dão mais importância às promoções e descontos do que à qualidade na escolha do itemSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa NeogridOpnion Box Promoções

Consumidores dão mais importância às promoções e descontos do que à qualidade na escolha do item

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/08/2024

Adobe Stock - Azeite

Foto: Adobe Stock

 

Durante o primeiro semestre do ano, 54,8% das pessoas reduziram o consumo do azeite. Essa queda está diretamente relacionada ao aumento no preço do item, que em julho subiu quase 20% na comparação anual. Na sequência, aparecem as carnes (41,3%) e legumes, verduras e frutas (24,4%).

80% dos brasileiros não consideram justos os preços que pagam hoje nas compras. 

Os dados são do levantamento “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar” da Neogrid, em parceria com o Opinion Box. Realizado entre junho e julho de 2024 com mais de 2.000 pessoas de todo o Brasil, o estudo demonstra como o consumidor brasileiro vem acompanhando de perto as variações de preços dos produtos no varejo e mudando hábitos para comprar mais e pagar menos. 

 

Para se ter uma ideia, mais da metade dos consumidores (65%) afirmou que o preço é um fator decisivo na hora da compra. Tanto é que 82% das pessoas deixaram algum item por causa do valor. 

 

Os consumidores também consideram mais as promoções e descontos (65,7%) do que a qualidade do produto (63%) como ponto crucial no momento da compra. Nesse sentido, 83% dos entrevistados acompanham promoções de itens específicos que querem adquirir e 84% levam mais produtos quando notam que o preço está baixo nas prateleiras.

 

“Esse comportamento acaba estimulando a procura por ofertas mais vantajosas, além de comparações entre redes de supermercados e marcas concorrentes. Uma das possíveis razões para esse contexto é a perceptível diminuição do poder de compra dos brasileiros e as recentes elevações de preços de categorias que costumam estar presentes nos carrinhos dos consumidores”, explica Anna Fercher, head de Customer Success e Insights da Neogrid.

Dados examinados pela Horus, braço de negócios da Neogrid, indicam também que houve uma retração no consumo nos primeiros seis meses em relação a 2023. O gasto médio por compra caiu 7,3% e a média de itens levados pelos consumidores reduziu 7,5%.

Essa queda no poder de compra e busca pelos melhores preços apontado pela executiva também pode ser observada nos canais escolhidos. 62% dos entrevistados fizeram visitas mais frequentes a atacarejos nos últimos doze meses. Quando questionados sobre as justificativas, produtos mais baratos (82,8%), de maior qualidade (56,9%) e mais variedade (73,1%) foram as mais citadas.

 

Apesar dessa ampliação na regularidade de visitas aos atacarejos, os supermercados tradicionais se mantêm como a principal opção de varejo físico (34,4%). Logo depois, aparecem os cash & carry (30,1%), seguido pelos hipermercados (24,3%). Os mercados de bairro, em constante expansão, representam 10,7%.

 

Os canais digitais também são procurados na busca pelas melhores ofertas. 56% das pessoas revelaram fazer compras online pelo menos uma vez por mês, apontando os preços mais baixos, as promoções exclusivas e a comodidade como os principais fatores para essa tomada de decisão.


Contudo, metade dos respondentes ainda prefere efetuar todas as compras presencialmente, enquanto cerca de 35% realizam parte delas digitalmente. 

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Neogrid,Opnion Box, Promoções
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Janeiro registra a menor alta nos preços de alimentos desde setembro

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Novo AtacarejoPesquisa

Atacarejos apresentam o maior avanço nas vendas em valor em janeiro

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados