Conheça os 4 pilares do Spin, novo ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKENSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

Conheça os 4 pilares do Spin, novo ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKENSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Heineken Grupo HEINEKENSPIN

Conheça os 4 pilares do Spin, novo ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Grupo HEINEKEN

EM 17/07/2024

Roda Gigante Spin

Roda Rico, durante lançamento de Spin do Grupo HEINEKEN | Créditos : @alevirgilio


Com a criação do Spin, o Grupo Heineken chega ao maior investimento de sua jornada ESG desde a chegada ao Brasil, em 2010. O novo ecossistema de negócios de impacto foi desenvolvido para extrapolar a produção de cerveja, contribuindo para a transformação e descarbonização de toda a cadeia de valor.

Para isso, foram definidos quatro pilares a partir da relevância de cada um deles na emergência climática vivida pelo planeta:

Agricultura regenerativa

A primeira fase desse modelo de negócio ocorrerá em uma área de mais de 800 hectares na cidade de Itu, interior de São Paulo, em parceria com a Rizoma. No local, as empresas produzirão limão orgânico por meio da tecnologia oferecida pela própria natureza em sistema agroflorestal produtivo e de regeneração. Essa solução possibilita sequestrar o carbono do ambiente, reforçar a resiliência hídrica da região e gerar pelo menos 100 novas posições de trabalho. Os frutos serão comercializados e o lucro obtido vai ser reinvestido na expansão do modelo de negócio para outras regiões do país.

Circularidade do vidro

A cervejaria pretende reciclar mais garrafas de vidro do que coloca no mercado atualmente e isso será viabilizado por meio de um novo sistema de circularidade, desenvolvido com a Ambipar. O ponto de partida é cobrir áreas onde o volume de embalagens é alto, mas a coleta de vidro quase inexiste devido ao alto custo de logística reversa desse material. Serão construídos centros de recebimento, triagem e beneficiamento do vidro para que, ao final do processo, o resíduo seja reincorporado na cadeia vidreira, aumentando o percentual de conteúdo reciclado nas garrafas do grupo. Trata-se de um sistema fechado que garante a logística reversa e uma melhor remuneração para todos os elos dessa cadeia, incluindo os catadores de recicláveis, atores essenciais nesse processo.

Marcas de impacto

Esse pilar reflete a ambição de aproximar e materializar a agenda socioambiental para os consumidores. Junto com a Better Drinks e a Escola de Negócios das Favelas da CUFA, o Spin propõe um modelo inédito de sociedade com pequenos e médios empreendedores, em que o aporte financeiro tradicional é substituído pelo compartilhamento do que cada empresa tem de melhor. Do lado da cervejaria estão o acesso à matéria-prima, à linha de produção e a um eficiente sistema de distribuição, para citar alguns exemplos. Do lado dos parceiros, o desenvolvimento de marcas que carregam propósito e inovação na essência. Além de aprendizado mútuo, a parceria aumentará a capilaridade de mercado das marcas e os resultados serão revertidos entre as empresas.

Transição energética

Mais do que produzir cerveja com energia de fontes renováveis, o Grupo HEINEKEN já possui uma das maiores plataformas de energia renovável do país, a Heineken® Energia Verde, resultado da parceria com as distribuidoras Raízen e Ultragaz que, a partir de agora, também se integram à Spin. Sob o mesmo ecossistema, será possível ampliar o alcance do programa e de seus benefícios, como facilitação do acesso à energia limpa e redução do valor da conta de luz para bares, restaurantes e consumidores.

“Foram anos de estudos e conversas para chegarmos ao ecossistema Spin, que hoje traduz nosso desejo de garantir que crescimento e impacto positivo caminhem juntos. Com os primeiros aprendizados e resultados desse ecossistema, esperamos que novas empresas, ligadas direta ou indiretamente ao setor, possam se juntar a nós para inspirar soluções que sejam boas para os negócios e, principalmente, melhores para o mundo”, explica Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.


LEIA TAMBÉM:

Grupo HEINEKEN anuncia criação de um ecossistema de negócios de impacto, em seu maior salto na jornada ESG

COMPARTILHAR
TAGS:Heineken, Grupo HEINEKEN,SPIN
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados