ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Conheça os 4 pilares do Spin, novo ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Grupo HEINEKEN
EM 17/07/2024

Roda Rico, durante lançamento de Spin do Grupo HEINEKEN | Créditos : @alevirgilio
Com a criação do Spin, o Grupo Heineken chega ao maior investimento de sua jornada ESG desde a chegada ao Brasil, em 2010. O novo ecossistema de negócios de impacto foi desenvolvido para extrapolar a produção de cerveja, contribuindo para a transformação e descarbonização de toda a cadeia de valor.
Para isso, foram definidos quatro pilares a partir da relevância de cada um deles na emergência climática vivida pelo planeta:
Agricultura regenerativa
A primeira fase desse modelo de negócio ocorrerá em uma área de mais de 800 hectares na cidade de Itu, interior de São Paulo, em parceria com a Rizoma. No local, as empresas produzirão limão orgânico por meio da tecnologia oferecida pela própria natureza em sistema agroflorestal produtivo e de regeneração. Essa solução possibilita sequestrar o carbono do ambiente, reforçar a resiliência hídrica da região e gerar pelo menos 100 novas posições de trabalho. Os frutos serão comercializados e o lucro obtido vai ser reinvestido na expansão do modelo de negócio para outras regiões do país.
Circularidade do vidro
A cervejaria pretende reciclar mais garrafas de vidro do que coloca no mercado atualmente e isso será viabilizado por meio de um novo sistema de circularidade, desenvolvido com a Ambipar. O ponto de partida é cobrir áreas onde o volume de embalagens é alto, mas a coleta de vidro quase inexiste devido ao alto custo de logística reversa desse material. Serão construídos centros de recebimento, triagem e beneficiamento do vidro para que, ao final do processo, o resíduo seja reincorporado na cadeia vidreira, aumentando o percentual de conteúdo reciclado nas garrafas do grupo. Trata-se de um sistema fechado que garante a logística reversa e uma melhor remuneração para todos os elos dessa cadeia, incluindo os catadores de recicláveis, atores essenciais nesse processo.
Marcas de impacto
Esse pilar reflete a ambição de aproximar e materializar a agenda socioambiental para os consumidores. Junto com a Better Drinks e a Escola de Negócios das Favelas da CUFA, o Spin propõe um modelo inédito de sociedade com pequenos e médios empreendedores, em que o aporte financeiro tradicional é substituído pelo compartilhamento do que cada empresa tem de melhor. Do lado da cervejaria estão o acesso à matéria-prima, à linha de produção e a um eficiente sistema de distribuição, para citar alguns exemplos. Do lado dos parceiros, o desenvolvimento de marcas que carregam propósito e inovação na essência. Além de aprendizado mútuo, a parceria aumentará a capilaridade de mercado das marcas e os resultados serão revertidos entre as empresas.
Transição energética
Mais do que produzir cerveja com energia de fontes renováveis, o Grupo HEINEKEN já possui uma das maiores plataformas de energia renovável do país, a Heineken® Energia Verde, resultado da parceria com as distribuidoras Raízen e Ultragaz que, a partir de agora, também se integram à Spin. Sob o mesmo ecossistema, será possível ampliar o alcance do programa e de seus benefícios, como facilitação do acesso à energia limpa e redução do valor da conta de luz para bares, restaurantes e consumidores.
“Foram anos de estudos e conversas para chegarmos ao ecossistema Spin, que hoje traduz nosso desejo de garantir que crescimento e impacto positivo caminhem juntos. Com os primeiros aprendizados e resultados desse ecossistema, esperamos que novas empresas, ligadas direta ou indiretamente ao setor, possam se juntar a nós para inspirar soluções que sejam boas para os negócios e, principalmente, melhores para o mundo”, explica Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.
LEIA TAMBÉM:
Notícias relacionadas

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024
