13/05/2025
Conheça iniciativas de ESG do GPA
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/06/2024

Presente em 14 estados e no Distrito Federal, com mais de 700 lojas entre as marcas Pão de Açúcar, Extra Mercado, Pão de Açúcar Fresh, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, o GPA reitera seu compromisso em garantir a eficácia de suas ações de ESG.
Para se ter uma ideia, os dados das iniciativas de ESG são acompanhados mensalmente pela liderança. Já as estratégias, compromisso e planos de ação são auxiliados pelo Comitê de Sustentabilidade e Diversidade, órgão que assessora o Conselho de Administração.
Comprovando o sucesso das estratégias, o GPA foi selecionado para participar da Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo quarto ano consecutivo.
Confira abaixo cinco temas centrais para a companhia.
Combate às mudanças climáticas
Diante a urgência de medidas para enfrentar as mudanças climáticas e seus efeitos, o GPA busca estratégias para reduzir o impacto de seus negócios no meio ambiente. Um exemplo é a meta da empresa para diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até o próximo ano, na comparação com 2015.
Em 2023, por exemplo, a companhia atingiu uma diminuição de 47,1% em relação a 9 anos atrás.
Esses resultados estão sendo alcançados principalmente por meio da troca de casas de máquinas e substituição de gases por opções menos poluentes.
Diversidade e inclusão no quadro de colaboradores
No final do último ano, mais da metade dos colaboradores da companhia eram mulheres (52,3%), já nos cargos de liderança eram 40,8%.
Em prol da liderança feminina, o Grupo realiza eventos e treinamentos para sensibilização e determinação de algumas ações, como pipeline de sucessão e processos seletivos com, pelo menos, uma mulher no short list.
O quadro de colaboradores negros também lidera as demais (62,6%), sendo que nos cargos de liderança esse percentual é de 48,8%.
Ética e transparência
O GPA também possui o Programa de Ética e Compliance, que tem como objetivo prevenir, detectar e responder – tudo isso, em conformidade com a lei anticorrupção brasileira e normas internas da empresa.
Assim, além de detectar e prevenir os desvios de conduta, a companhia atua para tratar os casos confirmados. O varejista também compartilha diretrizes com os colaboradores que incluem a análise de risco reputacional de terceiros, com foco no combate a fraudes e corrupção.
Impacto social
Com o Instituto GPA, que tem como objetivo realizar os investimentos sociais da companhia, possui o programa de Parceria Contra o Desperdício, que completa 29 anos em 2024.
Essa ação visa doar hortifrútis esteticamente não atrativos para a venda, mas apropriados para o consumo, para organizações sociais e bancos de alimentos pelo Brasil.
Cadeia de valor responsável
Por fim, a companhia também se atenta às etapas de produção, e por isso mantém sua atuação em diversas ações de engajamento e sensibilização dos milhares de parceiros integrantes da cadeia de valor.
Isso inclui produtores, indústrias, empresas de distribuição e de serviços, além de treinamentos com os times internos que possuem relação com os fornecedores.
Fonte: Valor Econômico
Notícias relacionadas

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

GPA aprova destituição do conselho de administração

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área
