Conheça iniciativas de ESG do GPASA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

Conheça iniciativas de ESG do GPASA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPAESG

Conheça iniciativas de ESG do GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/06/2024

Conheça iniciativas de ESG do GPA

Presente em 14 estados e no Distrito Federal, com mais de 700 lojas entre as marcas Pão de Açúcar, Extra Mercado, Pão de Açúcar Fresh, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, o GPA reitera seu compromisso em garantir a eficácia de suas ações de ESG.

Para se ter uma ideia, os dados das iniciativas de ESG são acompanhados mensalmente pela liderança. Já as estratégias, compromisso e planos de ação são auxiliados pelo Comitê de Sustentabilidade e Diversidade, órgão que assessora o Conselho de Administração.

Comprovando o sucesso das estratégias, o GPA foi selecionado para participar da Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo quarto ano consecutivo.

Confira abaixo cinco temas centrais para a companhia.

Combate às mudanças climáticas


Diante a urgência de medidas para enfrentar as mudanças climáticas e seus efeitos, o GPA busca estratégias para reduzir o impacto de seus negócios no meio ambiente. Um exemplo é a meta da empresa para diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até o próximo ano, na comparação com 2015.

Em 2023, por exemplo, a companhia atingiu uma diminuição de 47,1% em relação a 9 anos atrás.

Esses resultados estão sendo alcançados principalmente por meio da troca de casas de máquinas e substituição de gases por opções menos poluentes.

Diversidade e inclusão no quadro de colaboradores

No final do último ano, mais da metade dos colaboradores da companhia eram mulheres (52,3%), já nos cargos de liderança eram 40,8%.


Em prol da liderança feminina, o Grupo realiza eventos e treinamentos para sensibilização e determinação de algumas ações, como pipeline de sucessão e processos seletivos com, pelo menos, uma mulher no short list.


A empresa também tem como objetivo que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2025.

O quadro de colaboradores negros também lidera as demais (62,6%), sendo que nos cargos de liderança esse percentual é de 48,8%.

Ética e transparência

O GPA também possui o Programa de Ética e Compliance, que tem como objetivo prevenir, detectar e responder – tudo isso, em conformidade com a lei anticorrupção brasileira e normas internas da empresa.

Assim, além de detectar e prevenir os desvios de conduta, a companhia atua para tratar os casos confirmados. O varejista também compartilha diretrizes com os colaboradores que incluem a análise de risco reputacional de terceiros, com foco no combate a fraudes e corrupção.

Impacto social

Com o Instituto GPA, que tem como objetivo realizar os investimentos sociais da companhia, possui o programa de Parceria Contra o Desperdício, que completa 29 anos em 2024.


Essa ação visa doar hortifrútis esteticamente não atrativos para a venda, mas apropriados para o consumo, para organizações sociais e bancos de alimentos pelo Brasil.

Cadeia de valor responsável

Por fim, a companhia também se atenta às etapas de produção, e por isso mantém sua atuação em diversas ações de engajamento e sensibilização dos milhares de parceiros integrantes da cadeia de valor.


Isso inclui produtores, indústrias, empresas de distribuição e de serviços, além de treinamentos com os times internos que possuem relação com os fornecedores.


Fonte: Valor Econômico

COMPARTILHAR
TAGS:GPA,ESG
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados