Confira as principais tendências para a Black Friday de 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bistek registra aumento de quase 100% nas vendas de itens para máquinas de lavar louça com ação focada em JBP

23/01/2025

NEWSLETTER

Confira as principais tendências para a Black Friday de 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Black Friday

Confira as principais tendências para a Black Friday de 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/11/2024

Adobe-Stock-bebidas

Foto: Adobe Stock

 

O varejo alimentar está cada vez mais presente no radar dos consumidores durante a Black Friday. Para se ter uma ideia, em 2023 o faturamento dos supermercados cresceu mais de 50% em comparação ao ano anterior. O dado é da Rock Encantech que comparou os resultados de 2022 e 2023 no setor supermercadista, analisando 3,6 milhões de transações de vendas.

 

Segundo a empresa, as ondas de calor influenciaram a busca de itens, provocando um aumento no faturamento de destilados (52%), energéticos (42%) e cervejas (33%). O estudo ainda indica os kits de bebidas, que apresentaram aumento de 100% no faturamento, assim como as fraldas infantis (+80%) e as fraldas geriátricas (+46%).

 

Outro estudo, promovido pela Horus da Neogrid, abrangeu os canais de Autosserviço e Cash&Carry, comparando os resultados de outubro vs novembro de 2023, e olhando para as tendências de 2024. Assim, as cestas que tiveram o maior crescimento foram a de bebidas não alcoólicas, limpeza e bebidas alcóolicas

 

No caso do espumante, o aumento de tíquete médio e média de itens foi de 13,8% e 17,6%, respectivamente. Dentro do mesmo comparativo, a tequila cresceu 24,4% em tíquetes e 218% em itens, com destaque para o limão em termos de incidência cruzada no carrinho do shopper. Já o uísque aumentou 57,6% no tíquete e 46,7% na média de itens, com incidência cruzada com o energético. 

Entre as não alcoólicas, o refrigerante teve aumento de 4,7% no tíquete e queda de 10,8% na média de itens, enquanto os energéticos aumentaram 2,7% no tíquete médio. Enquanto isso, os alimentos mais procurados pelo shopper foram os biscoitos, pães e chocolates.

Tendências para a Black Friday em 2024 no varejo alimentar

 

De acordo com a Horus, o poder de compra das famílias brasileiras sofreu uma leve retração este ano em comparação a 2023. Além disso, eventos ambientais extremos como as queimadas afetaram a produção de itens essenciais. Diante desse cenário, a adoção de promoções ainda mais expressivas para a Black Friday de 2024 pode ajudar as vendas.

Um exemplo são as estratégias do tipo "pague 1 e leve 2", descontos na compra de 2 ou mais unidades e combos de itens mais consumidos nas festividades de fim de ano

Iniciar as promoções antes da data (que este ano ocorre no dia 29) também é uma maneira de capturar a atenção dos consumidores. Elas podem incentivar compras antecipadas e distribuir o volume de vendas ao longo do mês. O levantamento ainda indica realizar ofertas relâmpago e durante todo o período de promoções para criar um senso de urgência e atrair consumidores em busca de oportunidades imperdíveis.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Black Friday
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cafés na prateleira de um supermercadoPesquisa

Mais categorias e menos produtos por compra: classes D e E impulsionam mudanças no consumo

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembroPesquisa

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembro

Prateleira com produtos de higiene e beleza do Adobe StockPesquisa

Apesar de alta nos preços, produtos premium crescem quase 6% em vendas

Adobe Stock Carnes AçougueAçougue

Procura por carne bovina em atacarejos tem crescimento superior ao dos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados