Confira as principais tendências para a Black Friday de 2024
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/11/2024
Foto: Adobe Stock
O varejo alimentar está cada vez mais presente no radar dos consumidores durante a Black Friday. Para se ter uma ideia, em 2023 o faturamento dos supermercados cresceu mais de 50% em comparação ao ano anterior. O dado é da Rock Encantech que comparou os resultados de 2022 e 2023 no setor supermercadista, analisando 3,6 milhões de transações de vendas.
Segundo a empresa, as ondas de calor influenciaram a busca de itens, provocando um aumento no faturamento de destilados (52%), energéticos (42%) e cervejas (33%). O estudo ainda indica os kits de bebidas, que apresentaram aumento de 100% no faturamento, assim como as fraldas infantis (+80%) e as fraldas geriátricas (+46%).
Outro estudo, promovido pela Horus da Neogrid, abrangeu os canais de Autosserviço e Cash&Carry, comparando os resultados de outubro vs novembro de 2023, e olhando para as tendências de 2024. Assim, as cestas que tiveram o maior crescimento foram a de bebidas não alcoólicas, limpeza e bebidas alcóolicas.
No caso do espumante, o aumento de tíquete médio e média de itens foi de 13,8% e 17,6%, respectivamente. Dentro do mesmo comparativo, a tequila cresceu 24,4% em tíquetes e 218% em itens, com destaque para o limão em termos de incidência cruzada no carrinho do shopper. Já o uísque aumentou 57,6% no tíquete e 46,7% na média de itens, com incidência cruzada com o energético.
Entre as não alcoólicas, o refrigerante teve aumento de 4,7% no tíquete e queda de 10,8% na média de itens, enquanto os energéticos aumentaram 2,7% no tíquete médio. Enquanto isso, os alimentos mais procurados pelo shopper foram os biscoitos, pães e chocolates.
Tendências para a Black Friday em 2024 no varejo alimentar
De acordo com a Horus, o poder de compra das famílias brasileiras sofreu uma leve retração este ano em comparação a 2023. Além disso, eventos ambientais extremos como as queimadas afetaram a produção de itens essenciais. Diante desse cenário, a adoção de promoções ainda mais expressivas para a Black Friday de 2024 pode ajudar as vendas.
Um exemplo são as estratégias do tipo "pague 1 e leve 2", descontos na compra de 2 ou mais unidades e combos de itens mais consumidos nas festividades de fim de ano.
Iniciar as promoções antes da data (que este ano ocorre no dia 29) também é uma maneira de capturar a atenção dos consumidores. Elas podem incentivar compras antecipadas e distribuir o volume de vendas ao longo do mês. O levantamento ainda indica realizar ofertas relâmpago e durante todo o período de promoções para criar um senso de urgência e atrair consumidores em busca de oportunidades imperdíveis.
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