Compras mensais perdem espaço e dão lugar a visitas semanais nos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumo

14/10/2025

NEWSLETTER

Compras mensais perdem espaço e dão lugar a visitas semanais nos supermercadosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa NeogridOpnion Box

Compras mensais perdem espaço e dão lugar a visitas semanais nos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/10/2025

Supermercado

Foto: Divulgação


As "compras do mês" perdem força cada vez mais frente um consumidor que está disposto a realizar visitas mais frequentes com carrinhos mais enxutos. Para se ter uma ideia, apenas 12% dos consumidores concentram tudo em uma única visita mensal, enquanto 33% vão ao supermercado uma vez por semana e 29% visitam o local mais de uma vez nesse período. Outros 25% preferem intervalos quinzenais.


Os dados são de um levantamento da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, e indicam também que 64,3% dos entrevistados ainda realizam suas compras apenas em lojas físicas. Outros 31,4% alternam entre os canais físico e digital, e 4,3% concentram suas compras exclusivamente pela internet.

“Quando entendemos como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, conseguimos direcionar melhor os esforços no varejo. Transformar esses dados em decisões práticas, como ajustar sortimento, preços e promoções de acordo com a realidade de cada loja é o que garante relevância na gôndola e gera percepção de valor para o shopper”, afirma Tiago Senna, líder de Varejo na Neogrid.

O estudo “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, ainda mostra que 43% dos consumidores consideram o ato de caminhar pelos corredores e encher o carrinho uma atividade prazerosa, enquanto 34% encaram a ida ao mercado como obrigação e 8% como algo estressante.


Quanto à companhia nas compras, 37% afirmam ir sozinhos, 29,5% vão acompanhados de parceiros, 15,2% com colegas ou amigos, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.


COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Neogrid,Opnion Box
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AdobeStock_1659315570_Editorial_Use_OnlyConsumo

Varejo alimentar mineiro cresce 6,2% em faturamento, apesar da queda em volume

bebida destiladaGestão do Sortimento

Destilados perdem espaço nas ofertas e redes deslocam foco para cervejas e vinhos

Adobe Stock bebidas sem açúcar e sem álcoolConsumo

Setor desacelera em setembro com queda nas vendas de bebidas e indulgências

Adobe StockPesquisa

Valores e estilo de vida pesam mais do que segmentação por geração para conquistar o consumidor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados