ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Como os dados da Scanntech influenciaram o sucesso do JBP entre Tenda Atacado e Camil Alimentos
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Scanntech
EM 17/09/2024

Com 43 lojas de cash & carry no estado de São Paulo, o Tenda Atacado conseguiu o que muitas redes tentam sem sucesso: aumentar consideravelmente as vendas de alimentos como o arroz, o feijão, o café e o açúcar. A razão principal foi um JBP realizado com a Camil Alimentos, fornecedor-chave nesse segmento de produtos. E no sucesso desse plano conjunto, os dados da Scanntech foram essenciais.
Marcelo Yoshio, gerente comercial da categoria de commodities do Tenda Atacado e Ana Letícia Nunes Coelho Pires, especialista em marketing da Camil Alimentos, detalham algumas das principais ações traçadas em conjunto e que vêm contribuindo para os resultados:
Compartilhamento de Dados:
Um fator fundamental foi que Tenda e Camil olhavam para os mesmos dados, disponibilizados pela Scanntech e compartilhados de forma transparente por ambas as empresas.
Análise do Potencial de Crescimento Conjunto:
Com os dados Scanntech em mãos, foi possível observar uma série de oportunidades de crescimento por categoria, por segmento de produto e até mesmo por loja.
Ajustes no mix:
A partir desses dados, uma série de decisões foram tomadas, incluindo ajustes no sortimento. Um deles foi a inclusão do arroz Reserva Especial, que ajudou a elevar ticket médio e rentabilidade. Comportamentos regionais dos consumidores também passaram a ser observados com mais cuidado. “No interior, de Campinas pra frente, o açúcar cristal vende mais do que o refinado”, exemplifica Marcelo Yoshio, gerente comercial da categoria de commodities do Tenda Atacado.
Ações de Trade:
O plano de ação envolve também iniciativas nos PDVs, como a maior presença de backlights, ativações, pontas de gôndola, promoções “leve e ganhe”, degustações de café, entre outras.
Participação de diversas áreas:
"É muito mais do que um projeto que acionou muitas áreas. Envolveu além do comercial, outras áreas, como a financeira e a de logística", exemplifica Juliana Conti, gerente executiva de marketing e inteligência de mercado da Camil Alimentos.
Acompanhamento constante:
Todos os envolvidos no JBP da Camil no Tenda se reúnem uma vez por mês. A cada trimestre, há também uma reunião de fechamento e, anualmente, um encontro envolve até os presidentes de ambas as empresas, que não param de evoluir nos trabalhos conjuntos, sempre com os dados Scanntech na mesa para indicar novas oportunidades.
Notícias relacionadas

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Atacarejos apresentam o maior avanço nas vendas em valor em janeiro

Tenda Atacado inaugura unidade em Bertioga com 4.400m²
