30/10/2025
Varejo alimentar é o único a registrar crescimento em agosto
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/09/2025

Foto: Adobe Stock
As vendas do comércio brasileiro registraram queda de 1,5% em agosto vs o mês anterior, segundo o IVS (Índice do Varejo Stone). No comparativo com agosto de 2024, a retração foi de 3,3%.
De acordo com a análise do estudo, o resultado reflete sinais de desaceleração econômica, com mercado de trabalho menos dinâmico e famílias ainda comprometidas com dívidas, o que restringe o consumo.
Foi ressaltado que a inflação moderada tem sido efeito mais da perda de fôlego da atividade do que de mudanças estruturais. O diagnóstico aponta que a continuidade dessa trajetória dependerá do desempenho do mercado de trabalho e do crédito, ainda limitado pelas taxas de juros reais elevadas.
Dentre os setores, apenas Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo registrou crescimento, com alta de 1,7%. Na comparação anual, todos os setores analisados tiveram desempenho negativo.
Destaques regionais
Na análise por estados, apenas seis apresentaram crescimento no comparativo anual: Amapá (3,2%), Tocantins (1,9%), Mato Grosso (1,7%), Pará (0,7%), São Paulo (0,6%) e Roraima (0,5%). As maiores quedas foram registradas no Rio Grande do Sul (-7,1%), Rio Grande do Norte (-6,4%) e Sergipe (-5,9%).
O estudo aponta que o Norte teve desempenho mais favorável, enquanto Sul e Nordeste concentraram as maiores retrações.
Notícias relacionadas
ConsumoRuptura cai para 11,9% e abastecimento melhora em supermercados
ConsumoApostas online absorvem 13% do valor destinado à alimentação no 2º trimestre
Missão de CompraDecisões de compra nos supermercados ocorrem em menos de 10 segundos
Pesquisa







