ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/09/2025
Varejo alimentar é o único a registrar crescimento em agosto
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/09/2025

Foto: Adobe Stock
As vendas do comércio brasileiro registraram queda de 1,5% em agosto vs o mês anterior, segundo o IVS (Índice do Varejo Stone). No comparativo com agosto de 2024, a retração foi de 3,3%.
De acordo com a análise do estudo, o resultado reflete sinais de desaceleração econômica, com mercado de trabalho menos dinâmico e famílias ainda comprometidas com dívidas, o que restringe o consumo.
Foi ressaltado que a inflação moderada tem sido efeito mais da perda de fôlego da atividade do que de mudanças estruturais. O diagnóstico aponta que a continuidade dessa trajetória dependerá do desempenho do mercado de trabalho e do crédito, ainda limitado pelas taxas de juros reais elevadas.
Dentre os setores, apenas Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo registrou crescimento, com alta de 1,7%. Na comparação anual, todos os setores analisados tiveram desempenho negativo.
Destaques regionais
Na análise por estados, apenas seis apresentaram crescimento no comparativo anual: Amapá (3,2%), Tocantins (1,9%), Mato Grosso (1,7%), Pará (0,7%), São Paulo (0,6%) e Roraima (0,5%). As maiores quedas foram registradas no Rio Grande do Sul (-7,1%), Rio Grande do Norte (-6,4%) e Sergipe (-5,9%).
O estudo aponta que o Norte teve desempenho mais favorável, enquanto Sul e Nordeste concentraram as maiores retrações.
Notícias relacionadas

Varejo alimentar mantém alta no faturamento acumulado do ano, apesar de queda em unidades

Preço da cesta básica subiu em todas as capitais durante agosto

Refeições prontas crescem 10% no GPA durante o primeiro semestre
