Consumidor mais seletivo provoca retração no volume de vendas de pães e massasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Femsa assume controle integral das operações do Oxxo no Brasil

04/09/2025

NEWSLETTER

Consumidor mais seletivo provoca retração no volume de vendas de pães e massasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Abimapi NielsenIQ Pesquisa

Consumidor mais seletivo provoca retração no volume de vendas de pães e massas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/06/2025

pães supermercado gôndola adobe stock

Foto: Adobe Stock


O comportamento do consumidor brasileiro no início do ano tem refletido um cenário de maior seletividade na compra de alimentos industrializados como massas, bolos, biscoitos e pães.


Segundo levantamento da NielsenIQ para a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), esses itens movimentaram R$ 19 bilhões entre janeiro e abril, alta de 2,7% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar disso, algumas categorias apresentaram queda no volume de vendas, sugerindo mudanças nos critérios de escolha.


Exemplo disso são os biscoitos, que registraram retração de 3,6% em volume, mesmo com aumento de 0,9% no faturamento, que somou R$ 10,8 bilhões. Algo semelhante ocorreu com as massas alimentícias, que mantiveram o mesmo valor nominal do ano anterior (R$ 1,9 bilhão), mas apresentaram queda de 0,7% no volume comercializado.


Contudo, a categoria de bolos foi a que mais cresceu proporcionalmente: o faturamento chegou a R$ 900 milhões, com alta de 12,5%. O volume também aumentou 8,8%, totalizando 21 milhões de toneladas. Já os pães industrializados apresentaram aumento de 5,9% em valor e 3,5% em volume.


“A performance positiva de categorias como bolos e pães industrializados reforça uma tendência de conveniência no consumo cotidiano, enquanto a estabilidade de massas e o recuo leve de biscoitos indicam um mercado mais maduro e sensível ao preço. O cenário do primeiro quadrimestre de 2025 revela um consumidor mais atento, que equilibra praticidade, qualidade e custo-benefício na hora da compra”, afirma Claudio Czarnobai, chefe de Pequenas e Médias Empresas para a América Latina na NielsenIQ.


“Os números mostram um setor em movimento, com categorias em diferentes estágios de maturação e comportamento de mercado. Enquanto algumas mantêm estabilidade ou registram leve retração em volume, conseguimos crescer em valor agregado — reflexo direto do esforço da indústria em investir em portfólio, diferenciação e gestão eficiente”, analisa Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Abimapi, NielsenIQ, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

TriMaisConsumo

TriMais amplia setor pet e aposta na fidelização de clientes

Adobe Stock celular supermercadoGestão de dados

9 em cada 10 shoppers destacam a proteção como decisiva na compra on-line

supermercadosConsumo

Varejo alimentar registra alta de 4,8% em julho

Adobe Stock supermercadoConsumo

Santa Catarina registra maior evolução no volume de vendas de hiper e supermercados no 1º semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados