06/10/2025
Carrefour reforça agenda de ESG com foco em inclusão, alimentação e meio ambiente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/10/2025

Foto: Divulgação
O Grupo Carrefour Brasil completou 50 anos de operação no país e estruturou uma estratégia de ESG baseada em três pilares: combate à fome e às desigualdades, promoção da inclusão e diversidade, e proteção ao meio ambiente e à biodiversidade.
A empresa tem reforçado programas voltados à geração de renda, segurança alimentar e diversidade no ambiente de trabalho. Entre os resultados recentes, destaca-se a contratação de mais de 100.000 pessoas inscritas no CadÚnico, em parceria com o Governo Federal — número superior à meta inicial de 10.000.
Outra iniciativa é a Escola Social do Varejo, programa de capacitação para jovens em busca do primeiro emprego, já presente em estados como Bahia e Pernambuco. Desde a criação, o projeto formou mais de 10.000 participantes.
Em ações de segurança alimentar, o Grupo doou 6.500 toneladas de alimentos, o equivalente a 26 milhões de refeições. Também realizou campanhas emergenciais durante a pandemia e nas enchentes do Rio Grande do Sul, com doação de 500 toneladas de produtos e congelamento de preços em todas as lojas do estado por dois meses.
Na frente de diversidade, a meta é alcançar 50% de pessoas negras em cargos de liderança e 30% de mulheres em posições executivas até 2030. Neste ano, esses percentuais chegaram a 35,5% e 32,5%, respectivamente, ou seja, a meta da liderança feminina já foi ultrapassada. O grupo mantém programas internos de formação, como o Mulheridades, voltado a mulheres, e o PODER, destinado a pessoas negras.
No campo ambiental, a empresa opera um sistema de rastreabilidade da carne bovina que monitora 100% das fazendas fornecedoras via satélite. Também apoia iniciativas para rastrear fazendas indiretas e investe R$ 10 milhões em projetos de regularização produtiva no Pará. Desde 2022, o Grupo também mantém um Comitê de Florestas e um fundo de R$ 50 milhões voltado à conservação, rastreabilidade e proteção dos biomas brasileiros.
Fonte: Brazil Journal
Notícias relacionadas

Atacadão planeja ampliar sua presença no litoral paulista

Entre o sell-in e o sell-out: como alinhar indústria e varejo

Entenda o que você precisa fazer na prática para melhorar o relacionamento com a indústria
