02/04/2025
Carrefour, GPA e Assaí seguem tendência do mercado e apresentam avanços no e-commerce
POR Barbara Fernandes
EM 21/03/2025

Foto: Divulgação
Desde a pandemia, o e-commerce tem apresentado crescimento no varejo alimentar. Seja por meio do site, aplicativo, plataformas de mercadorias, ou até mesmo pelo WhatsApp (que teve penetração de 16% em 2024), as vendas online têm conquistado cada vez mais os consumidores.
Segundo um levantamento da Kantar, no último ano as cestas com maior ganho em penetração nesse canal foram as bebidas (+3 p.p.), Hibe (+1 p.p.) e comidas para pets (+1 p.p.). Ainda é importante ressaltar que o consumidor do e-commerce está mais propenso a experimentar novos produtos e a pagar mais pela comodidade. Prova disso é que, dentro da categoria premium, eles estão dispostos a gastar, em média, duas vezes mais do que em outros canais.
No último release de resultados, as maiores empresas do varejo alimentar brasileiro também destacaram suas evoluções com e-commerce. Confira abaixo.
Assaí
O Assaí registrou um crescimento de 32% nas vendas online durante o 4º trimestre de 2024 (4T24) vs o mesmo período de 2023 (4T23). Esse avanço foi impulsionado fortemente pelas vendas em aplicativos parceiros, como iFood, Uber e Rappi.
O “Meu Assaí”, aplicativo próprio da empresa, também tem se ampliado. Para se ter uma ideia, já são mais de 14 milhões de usuários cadastrados, e durante os três últimos meses do ano a frequência de clientes que utilizaram o App foi 65% superior à de consumidores não identificados, enquanto o gasto médio desse público foi 39% maior.
Outro destaque foi o avanço na identificação do faturamento via aplicativo, que subiu para 42%, -– 16 p.p. a mais do que o registrado em 2023.
GPA
Já o GPA registrou um aumento de 18% na receita de seu e-commerce em 2024 vs 2023, o que totaliza um montante de R$ 2,2 bilhões em vendas. No 4º trimestre, esse avanço foi 16,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a penetração do ecommerce no total das vendas de alimentos atingiu 12,2% no 4T24, um avanço de 0,8 p.p.
Algumas datas comemorativas também marcaram o período, como, por exemplo, a Black Friday, onde houve um crescimento de 18% em relação a 2023, com melhora na margem.
O índice de entregas dentro do prazo (ontime) atingiu 89%, enquanto o percentual de pedidos completos chegou a 91%.
Carrefour
O Grupo Carrefour Brasil apresentou um aumento de 30,2% nas vendas pelo e-commerce em 2024, o que somou um montante de R$ 11,7 bilhões. De forma semelhante, no 4T24 a empresa registrou um aumento de 19,3% nas vendas online, totalizando R$ 3,4 bilhões – o que representou 10,5% das vendas totais.
No Atacadão, a comercialização via canal digital representou 8,5% da receita total da bandeira durante o 4T24. Esse percentual foi 2 p.p. maior do que o alcançado em 2023. Já no Sam’s, as vendas online alcançaram 5,5% do total das vendas da marca e tiveram um aumento de 0,6 p.p. na penetração.
O segmento de varejo da companhia também se destacou nesse sentido, com uma penetração de 19,4% – um aumento de 1,2 p.p. na comparação com o 4T23. Quando considerados somente os alimentos, a taxa foi de 9,5%, um avanço de 2,1 p.p. na mesma comparação.
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Barbara Fernandes
Repórter