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Carrefour reduz em 30% as perdas de FLV com inteligência artificial

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/07/2025

Hortifrúti / FLV do Carrefour

Foto: Divulgação


O Grupo Carrefour Brasil passou a utilizar inteligência artificial na gestão de estoques e abastecimento das lojas para reduzir perdas, especialmente em categorias sensíveis como frutas, legumes e verduras.


A medida faz parte das iniciativas de sustentabilidade da companhia, detalhadas no Relatório Anual de 2024. Durante a fase de testes, a aplicação da tecnologia permitiu uma redução de cerca de 30% nas perdas da categoria FLV. O sistema cruza dados como histórico de vendas, promoções, preços, estoque e critérios de exposição para otimizar o abastecimento.


Diante dos resultados, a ferramenta foi expandida para outras categorias alimentares promocionais em mais de 300 lojas da rede.


Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, afirmou que a queda no desperdício de alimentos foi impulsionada por uma abordagem que integra tecnologia, eficiência operacional e ações sociais.


Além da IA, a estratégia inclui programas de aproveitamento de produtos fora do padrão estético, doações de alimentos e práticas como compostagem e uso de biodigestores nos casos em que não é possível o reaproveitamento.


Em relação às emissões de gases de efeito estufa, o Carrefour Brasil alcançou em 2024 uma redução de 47% nos escopos 1 e 2 em relação a 2019. A queda foi atribuída ao uso de painéis solares e à prevenção de vazamentos em sistemas de refrigeração.


As metas da companhia preveem uma redução de 50% até 2030 e de 70% até 2040 nas emissões diretas e indiretas de energia, além de 32% no escopo 3, relacionado à cadeia de valor.


Fonte: Neo Mondo

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TAGS:Inovação,Carrefour, Inteligência Artificial, Tecnologia
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