Carrefour reduz em 30% as perdas de FLV com inteligência artificialSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercado Pinheiro reinaugura lojas no CE

20/10/2025

NEWSLETTER

Carrefour reduz em 30% as perdas de FLV com inteligência artificialSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

InovaçãoCarrefour Inteligência Artificial Tecnologia

Carrefour reduz em 30% as perdas de FLV com inteligência artificial

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/07/2025

Hortifrúti / FLV do Carrefour

Foto: Divulgação


O Grupo Carrefour Brasil passou a utilizar inteligência artificial na gestão de estoques e abastecimento das lojas para reduzir perdas, especialmente em categorias sensíveis como frutas, legumes e verduras.


A medida faz parte das iniciativas de sustentabilidade da companhia, detalhadas no Relatório Anual de 2024. Durante a fase de testes, a aplicação da tecnologia permitiu uma redução de cerca de 30% nas perdas da categoria FLV. O sistema cruza dados como histórico de vendas, promoções, preços, estoque e critérios de exposição para otimizar o abastecimento.


Diante dos resultados, a ferramenta foi expandida para outras categorias alimentares promocionais em mais de 300 lojas da rede.


Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, afirmou que a queda no desperdício de alimentos foi impulsionada por uma abordagem que integra tecnologia, eficiência operacional e ações sociais.


Além da IA, a estratégia inclui programas de aproveitamento de produtos fora do padrão estético, doações de alimentos e práticas como compostagem e uso de biodigestores nos casos em que não é possível o reaproveitamento.


Em relação às emissões de gases de efeito estufa, o Carrefour Brasil alcançou em 2024 uma redução de 47% nos escopos 1 e 2 em relação a 2019. A queda foi atribuída ao uso de painéis solares e à prevenção de vazamentos em sistemas de refrigeração.


As metas da companhia preveem uma redução de 50% até 2030 e de 70% até 2040 nas emissões diretas e indiretas de energia, além de 32% no escopo 3, relacionado à cadeia de valor.


Fonte: Neo Mondo

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação,Carrefour, Inteligência Artificial, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Linha Bio CarrefourSortimento

A estratégia do Carrefour para ter suas marcas próprias em 62% das cestas de compras

Adobe Stock - loja de bairroOliver Wayman

Veja 4 caminhos para recuperar participação e fidelizar clientes

Atacadão PernambucoMeio Ambiente

Atacadão reforça compromisso com ESG e traça plano de expansão para o uso de energia solar

Pão de AçúcarTecnologia

GPA reforça segurança digital em parceria com a Vivo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados