Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Datas sazonais são decisivas para vendas de alimentos e bebidas no e-commerce

19/06/2025

NEWSLETTER

Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisas KantarCafé da ManhãOn the go Consumo Oportunidades de Crescimento

Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/05/2025

Leites veganos

Foto: Adobe Stock

 

Cerca de 31% das ocasiões de consumo ocorrem durante o café da manhã, e com as pressões no bolso, os consumidores estão optando cada vez mais por realizar essa refeição em casa. Outra característica é que essa parte da alimentação é usualmente compartilhada entre três pessoas, o que faz com que embalagens maiores sejam mais atrativas

 

Os dados pertencem a Kantar, que também traz cases de categorias que têm se destacado na conquista dos consumidores. Um exemplo é o leite vegetal, que em 2024 alcançou uma penetração de 25,6% no lar — cerca de 6 p.p. a mais do que em 2023. No caso do café da manhã, as embalagens de 1 L dessa bebida foram o destaque, porém no caso dos lanches da tarde, normalmente realizados de forma individual, embalagens de até 500 ml representam 51% do mercado. 

 

A categoria de bolo pronto também é um dos cases abordados pelo levantamento, e alcançou penetração de 57,3% no último ano, um aumento de 3,7 p.p. vs 2023. Seguindo o padrão, na primeira refeição do dia crescem mais as embalagens de 300 g. Em contrapartida, no lanche da tarde os protagonistas são as porções individuais. Além disso, a pesquisa revela que em média um lar consome 2,2 sabores, e opções como cenoura, mesclado, milho e morango estão em ascensão.

Tendo em vista esses comportamentos, a recomendação da empresa é diversificar as embalagens com marcas premium e priorizar opções de valor agregado.

O levantamento também busca entender a evolução da tendência de alimentação “on the go”, o famoso “para viagem”, que passou de 0,5% para 1,3% das refeições entre 2023 e 2024. A alta foi impulsionada principalmente pela classe AB, que busca preparos práticos (46%) e opções de consumo em temperatura ambiente (⅓ dos pratos principais). Nesse sentido, opções de destaque são as massas e saladas de folhas. 

“Não apenas as ocasiões de café da manhã e on the go estão crescendo, mas podem estar aumentando o valor da cesta de compras. Isso traz oportunidade para os varejistas aproveitarem esses momentos valiosos e melhorarem suas participações no mercado” explica o texto de divulgação da pesquisa.
COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisas, Kantar,Café da Manhã,On the go, Consumo, Oportunidades de Crescimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Alimentos e bebidas se consolidam entre as categorias mais compradas no e-commerceConsumo

Datas sazonais são decisivas para vendas de alimentos e bebidas no e-commerce

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logísticaInovação

Supermercados ampliam presença digital e buscam soluções para experiência e logística

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockMAIO-2025: SA+ Especial Fornecedores 2025

Entenda como tendências de consumo global impactam o varejo brasileiro

Adobe StockConsumo

Varejo alimentar cresce 9,7% em valor até maio de 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados