ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/05/2025
Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/05/2025

Foto: Adobe Stock
Cerca de 31% das ocasiões de consumo ocorrem durante o café da manhã, e com as pressões no bolso, os consumidores estão optando cada vez mais por realizar essa refeição em casa. Outra característica é que essa parte da alimentação é usualmente compartilhada entre três pessoas, o que faz com que embalagens maiores sejam mais atrativas.
Os dados pertencem a Kantar, que também traz cases de categorias que têm se destacado na conquista dos consumidores. Um exemplo é o leite vegetal, que em 2024 alcançou uma penetração de 25,6% no lar — cerca de 6 p.p. a mais do que em 2023. No caso do café da manhã, as embalagens de 1 L dessa bebida foram o destaque, porém no caso dos lanches da tarde, normalmente realizados de forma individual, embalagens de até 500 ml representam 51% do mercado.
A categoria de bolo pronto também é um dos cases abordados pelo levantamento, e alcançou penetração de 57,3% no último ano, um aumento de 3,7 p.p. vs 2023. Seguindo o padrão, na primeira refeição do dia crescem mais as embalagens de 300 g. Em contrapartida, no lanche da tarde os protagonistas são as porções individuais. Além disso, a pesquisa revela que em média um lar consome 2,2 sabores, e opções como cenoura, mesclado, milho e morango estão em ascensão.
Tendo em vista esses comportamentos, a recomendação da empresa é diversificar as embalagens com marcas premium e priorizar opções de valor agregado.
O levantamento também busca entender a evolução da tendência de alimentação “on the go”, o famoso “para viagem”, que passou de 0,5% para 1,3% das refeições entre 2023 e 2024. A alta foi impulsionada principalmente pela classe AB, que busca preparos práticos (46%) e opções de consumo em temperatura ambiente (⅓ dos pratos principais). Nesse sentido, opções de destaque são as massas e saladas de folhas.
“Não apenas as ocasiões de café da manhã e on the go estão crescendo, mas podem estar aumentando o valor da cesta de compras. Isso traz oportunidade para os varejistas aproveitarem esses momentos valiosos e melhorarem suas participações no mercado” explica o texto de divulgação da pesquisa.
Notícias relacionadas

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

Receita da Pepsico em salgadinhos cresce 7,7% com solução da Neogrid

Top 10 do varejo alimentar mineiro aumenta em 13,4% o faturamento
