Busca por novas fontes de receita é tendência no varejo alimentar
POR Alessandra Morita
EM 18/10/2024
Arquivo SA+
A pressão para melhorar a margem de lucro é um desafio para o varejo alimentar no Brasil e no mundo. Em busca de melhores resultados, as empresas estão atrás de novas estratégias. Entre elas, uma que tem se tornado uma tendência no setor é a procura por novas fontes de receita.
É isso o que mostra um estudo global da Accenture, focado em insights para o varejo alimentar. A inovação na geração de receita é apontada como uma estratégia capaz de contribuir positivamente para aumentar o Ebit (lucro antes de juros e tributos).
Na lista de novas fontes de renda da consultoria está retail media, serviços financeiros e monetização dos dados.
As oportunidades de engrossar a linha de receita do varejo alimentar também foram identificadas pela Bnex Rock, especializada em ciência do consumo. De acordo com a empresa, esses são os percentuais de crescimento que podem ser gerados a partir de novas receitas:
Serviços financeiros: 5% a 10%
Retail Media e trade marketing: 5% a 10%
CRM e rentabilização de clientes: 3% a 5%
Inteligência para a indústria: 3% a 5%
Novos serviços (saúde, viagens, etc.): 2% a 5%
Marketplace e parceria com terceiros: 5% a 10%
No mundo ideal, o varejista deveria fazer uma combinação do maior número de opções elencadas acima, potencializando o aumento da receita.
No mundo real, a complexidade é grande. Por isso, a sugestão passa por entender as necessidades e hábitos do consumidor e começar com o serviço que tem potencial para gerar o maior impacto sobre ele.
O mais importante é começar.
Notícias relacionadas
Workshop Trade encerra edição de 2024 com insights estratégicos para o varejo alimentar
Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online
Entenda como mensurar os resultados das ações de mídia em movimento
Entenda como o planejamento colaborativo pode ser a chave para o seu crescimento
Alessandra Morita
Head de Conteúdo