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Busca por novas fontes de receita é tendência no varejo alimentar

POR Alessandra Morita

EM 18/10/2024

Nova receita tendência no varejo alimentar

Arquivo SA+


A pressão para melhorar a margem de lucro é um desafio para o varejo alimentar no Brasil e no mundo. Em busca de melhores resultados, as empresas estão atrás de novas estratégias. Entre elas, uma que tem se tornado uma tendência no setor é a procura por novas fontes de receita.


É isso o que mostra um estudo global da Accenture, focado em insights para o varejo alimentar. A inovação na geração de receita é apontada como uma estratégia capaz de contribuir positivamente para aumentar o Ebit (lucro antes de juros e tributos).


Na lista de novas fontes de renda da consultoria está retail media, serviços financeiros e monetização dos dados.


As oportunidades de engrossar a linha de receita do varejo alimentar também foram identificadas pela Bnex Rock, especializada em ciência do consumo. De acordo com a empresa, esses são os percentuais de crescimento que podem ser gerados a partir de novas receitas:


Serviços financeiros: 5% a 10%

Retail Media e trade marketing: 5% a 10%

CRM e rentabilização de clientes: 3% a 5%

Inteligência para a indústria: 3% a 5%

Novos serviços (saúde, viagens, etc.): 2% a 5%

Marketplace e parceria com terceiros: 5% a 10%


No mundo ideal, o varejista deveria fazer uma combinação do maior número de opções elencadas acima, potencializando o aumento da receita.


No mundo real, a complexidade é grande. Por isso, a sugestão passa por entender as necessidades e hábitos do consumidor e começar com o serviço que tem potencial para gerar o maior impacto sobre ele.


O mais importante é começar.

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TAGS:Rentabilidade,Faturamento, Desempenho,Varejo alimentar, Retail Media, CRM, Trade Marketing, Dados
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