Busca por novas fontes de receita é tendência no varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo

RentabilidadeFaturamento DesempenhoVarejo alimentar Retail Media CRM

Busca por novas fontes de receita é tendência no varejo alimentar

POR Alessandra Morita

EM 18/10/2024

Nova receita tendência no varejo alimentar

Arquivo SA+


A pressão para melhorar a margem de lucro é um desafio para o varejo alimentar no Brasil e no mundo. Em busca de melhores resultados, as empresas estão atrás de novas estratégias. Entre elas, uma que tem se tornado uma tendência no setor é a procura por novas fontes de receita.


É isso o que mostra um estudo global da Accenture, focado em insights para o varejo alimentar. A inovação na geração de receita é apontada como uma estratégia capaz de contribuir positivamente para aumentar o Ebit (lucro antes de juros e tributos).


Na lista de novas fontes de renda da consultoria está retail media, serviços financeiros e monetização dos dados.


As oportunidades de engrossar a linha de receita do varejo alimentar também foram identificadas pela Bnex Rock, especializada em ciência do consumo. De acordo com a empresa, esses são os percentuais de crescimento que podem ser gerados a partir de novas receitas:


Serviços financeiros: 5% a 10%

Retail Media e trade marketing: 5% a 10%

CRM e rentabilização de clientes: 3% a 5%

Inteligência para a indústria: 3% a 5%

Novos serviços (saúde, viagens, etc.): 2% a 5%

Marketplace e parceria com terceiros: 5% a 10%


No mundo ideal, o varejista deveria fazer uma combinação do maior número de opções elencadas acima, potencializando o aumento da receita.


No mundo real, a complexidade é grande. Por isso, a sugestão passa por entender as necessidades e hábitos do consumidor e começar com o serviço que tem potencial para gerar o maior impacto sobre ele.


O mais importante é começar.

COMPARTILHAR
TAGS:Rentabilidade,Faturamento, Desempenho,Varejo alimentar, Retail Media, CRM, Trade Marketing, Dados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Workshop Trade 2024 se encerra levando insights para mais de 150 varejosTrade Marketing

Workshop Trade encerra edição de 2024 com insights estratégicos para o varejo alimentar

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

AdobeStock_1039272586MOOH

Entenda como mensurar os resultados das ações de mídia em movimento

Entenda como o planejamento colaborativo pode ser a chave para o seu crescimentoPapo de Varejo

Entenda como o planejamento colaborativo pode ser a chave para o seu crescimento

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados