SA+ Ecossistema de Varejo
RentabilidadeFaturamento DesempenhoVarejo alimentar Retail Media CRM

Busca por novas fontes de receita é tendência no varejo alimentar

POR Alessandra Morita

EM 18/10/2024

Nova receita tendência no varejo alimentar

Arquivo SA+


A pressão para melhorar a margem de lucro é um desafio para o varejo alimentar no Brasil e no mundo. Em busca de melhores resultados, as empresas estão atrás de novas estratégias. Entre elas, uma que tem se tornado uma tendência no setor é a procura por novas fontes de receita.


É isso o que mostra um estudo global da Accenture, focado em insights para o varejo alimentar. A inovação na geração de receita é apontada como uma estratégia capaz de contribuir positivamente para aumentar o Ebit (lucro antes de juros e tributos).


Na lista de novas fontes de renda da consultoria está retail media, serviços financeiros e monetização dos dados.


As oportunidades de engrossar a linha de receita do varejo alimentar também foram identificadas pela Bnex Rock, especializada em ciência do consumo. De acordo com a empresa, esses são os percentuais de crescimento que podem ser gerados a partir de novas receitas:


Serviços financeiros: 5% a 10%

Retail Media e trade marketing: 5% a 10%

CRM e rentabilização de clientes: 3% a 5%

Inteligência para a indústria: 3% a 5%

Novos serviços (saúde, viagens, etc.): 2% a 5%

Marketplace e parceria com terceiros: 5% a 10%


No mundo ideal, o varejista deveria fazer uma combinação do maior número de opções elencadas acima, potencializando o aumento da receita.


No mundo real, a complexidade é grande. Por isso, a sugestão passa por entender as necessidades e hábitos do consumidor e começar com o serviço que tem potencial para gerar o maior impacto sobre ele.


O mais importante é começar.

COMPARTILHAR
TAGS:Rentabilidade,Faturamento, Desempenho,Varejo alimentar, Retail Media, CRM, Trade Marketing, Dados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Especialistas avaliam o que esperar nos resultados do Carrefour, Assaí, GPA e Grupo Mateus no 3T24Varejo Alimentar

Especialistas avaliam o que esperar nos resultados do Carrefour, Assaí, GPA e Grupo Mateus no 3T24

IA corredorPrateleira

Confira os últimos lançamentos da indústria e mantenha o seu mix atualizado

Grupo Bahamas inova no Mês das Crianças com jogo de realidade aumentadaMês das Crianças

Grupo Bahamas inova no Mês das Crianças com jogo de realidade aumentada

Dom Atacadista realiza ação em parceria com o M. Dias BrancoTrade Marketing

Dom Atacadista inova com ativação de alto impacto para reforçar a conexão com os consumidores

Alessandra Morita

Head de Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados