07/05/2025

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercadosSA+ Ecossistema de Varejo


Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/02/2025

SmartStore

Foto: Divulgação 

 

Em 2024, o setor de bebidas e de mercearia lideraram as vendas dos supermercados autônomos com 25% e 18%, respectivamente. Na sequência aparecem os doces, as bebidas alcoólicas e os congelados, fechando assim o Top 5 de vendas desse formato. Juntos, esses produtos somam 70,63% das vendas.

 

Os dados são de um levantamento realizado pela SmartStore nas mais de 1.800 unidades da licenciadora pelo país. 

 

“Esses produtos, que não compõem a cesta básica tradicional, atendem uma exigência dos clientes locais dos minimercados, que têm a facilidade de buscar muito próximo de sua casa ou do escritório um refrigerante para acompanhar o almoço ou uma cervejinha gelada no fim de semana para um momento de lazer. Isso tudo de forma rápida, com preço justo e, praticamente, na porta de casa”, Oberdan Siqueira, diretor de expansão Smartstore Brasil.

 

Estratégias de verão

Aproveitando as tendências da estação, algumas empresas que também atuam no setor de minimercados têm aplicado estratégias específicas para conquistar os consumidores. Um exemplo é o Spid, do Cencosud, que desde 2023 oferece a opção de entregas rápidas pelo aplicativo, agora inclusive nas praias do Rio de Janeiro. 

 

Na prática, as entregas acontecem diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 8h às 21h, e os produtos chegam, no máximo, em 30 minutos. As praias contempladas são Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

 

Os produtos mais pedidos são cervejas, snacks, aperitivos, refrigerantes, saladas de frutas e sanduíches. As entregas são realizadas no calçadão, tendo como ponto de referência os postos salva-vidas localizados em cada praia. O pagamento pode ser feito com cartões de crédito, débito ou via pix.

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Comentários

Ícone Envie seu comentário