Atacarejos regionais são destaque na cesta de invernoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

12/05/2025

NEWSLETTER

Atacarejos regionais são destaque na cesta de invernoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Scanntech inverno

Atacarejos regionais são destaque na cesta de inverno

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/04/2025

Vinhos - Trade

Foto: Adobe Stock

 

Assim como as festas e feriados nacionais, as estações do ano também trazem consigo uma sazonalidade e por isso é preciso se preparar com antecedência para não ficar para trás. Vejamos o exemplo do inverno. A cesta típica da época cresceu 1,5 p.p. em faturamento entre junho e agosto de 2024 vs o mesmo período de 2023.

 

Formada por cachaça, caldo, conhaque, doce de leite, fondue, hidratante, massa refrigerada, mel, pão de queijo, queijo, sopa e creme, vermouth e vinho, a variação em vendas por unidades também apresentou um crescimento no último ano de 2 p.p.

 

Os dados fazem parte do estudo especial da Scanntech e ainda demonstram um destaque dos atacarejos regionais. Para se ter uma ideia, o canal viu uma variação positiva de 13,8% no faturamento, enquanto os demais segmentos apresentaram uma variação em torno dos 7%. 

 

O preço médio dos itens também teve sua maior elevação no cash & carry com +9,3% devido ao crescimento acima da média em queijos e vinhos. As categorias também foram as que mais puxaram o aumento de 4,1% nas vendas por unidades. 

 

Dentre todos os canais, a categoria que apresentou a pior queda, tanto em vendas por unidade (-11,2%) quanto em faturamento (-6,3%), foi o fondue. Logo em seguida aparece o caldo com reduções de 7,3% e 0,1%, respectivamente.

 

Em movimento contrário, o hidratante corporal teve aumento de 10,3% em unidades e 20,2% em faturamento. Já o doce de leite foi 15,2% e 17,2%, o pão de queijo assado 4,1% e 13,6%, e o queijo 6,9% e 10,9%, respectivamente.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Scanntech, inverno
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Super ABC - Mercearia - PãesPesquisa

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

Dia das mães - Adobe StockSazonalidade

Alimentos são os principais responsáveis pelo avanço da cesta de Dia das Mães

Corredor de supermercado - adobe stockPesquisa

Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados