Atacarejos apresentam o maior avanço nas vendas em valor em janeiroSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

11/02/2025

NEWSLETTER

Atacarejos apresentam o maior avanço nas vendas em valor em janeiroSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

PesquisaVarejo alimentar Scanntech

Atacarejos apresentam o maior avanço nas vendas em valor em janeiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/02/2025

Novo Atacarejo

Divulgação


Em janeiro de 2025 houve um aumento de 6,6% nas vendas em valor, na comparação com o mês anterior. Porém, o volume apresentou queda de 0,9% devido, principalmente, à redução no tamanho das embalagens. 

 

Os dados pertencem ao Radar Scanntech e também revelam como isso afetou cada formato de negócio. Os atacarejos regionais apresentaram o maior crescimento, com 7,7% em valor e 2,4% em unidades, em relação ao mesmo período de 2024. 

 

Já os supermercados de um a quatro checkouts foram os únicos com queda em unidades (-0,6%), apesar da alta de 6,7% em valor. Já os varejos de cinco a nove checkouts apresentaram um aumento de 6,9% em valor e 0,6% em unidades, enquanto os de mais de 10 checkouts apresentaram avanço de 6% em valor e de 0,7% em unidades. 

 

Por região, o Sudeste, sem incluir São Paulo, registrou a maior alta em valor (+7,8%), seguido pelo Sul (+7,4%), que também apresentou a maior alta em unidades (+ 2,5%). Em movimento contrário, o Norte apresentou o menor avanço em valor (+4,3%) e a maior queda em unidades (-2,7%).

 

O levantamento também avaliou as diferentes cestas, e verificou que, os perecíveis são os que mais contribuíram para o crescimento no faturamento do varejo alimentar em janeiro, por causa do preço. A mercearia básica também registrou um aumento nas vendas em valor de 10,1%, versus janeiro de 2024, assim como as bebidas (+5,6%). Contudo, o aumento mais expressivo dentre as cestas foi com o tabaco, que registrou um avanço de 28,1% em valor e de 7,1% em unidades.

 

O produto com a maior variação em vendas em valor foi o café, com +60%, seguido pelo óleo (+28,6%), frango in natura (+19,2%), água (+18,1%) e queijo (+16,1%).  Já as principais quedas foram do álcool antisséptico (-37,1%), bebida vegetal (-18,7%), álcool de limpeza (-17,3%), feijão (-17%) e fórmula infantil (-13%).



COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa,Varejo alimentar, Scanntech
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Adobe StockPesquisa

Varejo regional: 20 dos principais pequenos e médios players do setor apresentam crescimento médio de 20% ao ano

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados