Assaí acelera estratégia de retail media e aposta em novos formatos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/11/2024
Parceria do Assaí com a PepsiCo, com a instalação de um túnel da marca Cheetos sobre a esteira rolante de acesso às lojas. Foto: Divulgação
No varejo alimentar, onde as margens são estreitas e a concorrência intensa, o retail media desponta como uma solução estratégica para impulsionar vendas e fortalecer marcas. De olho nessa tendência crescente, em março o Assaí lançou sua área de retail media e agora está acelerando sua atuação no segmento.
A ideia é explorar novos formatos e buscar parcerias para expandir sua presença nesse mercado. Com uma frequência superior a 120 mil pessoas por loja mensalmente e uma base de mais de 290 unidades, um dos formatos em estudo da empresa é o retail media colaborativo. Isso envolve a troca de espaços publicitários, ou a comercialização conjunta desses espaços, com varejistas de setores não concorrentes.
Além disso, a estratégia inclui a atração de parceiros não endêmicos, ou seja, anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo. “Ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha”, comenta Jonatas Calábria, gerente de marketing do Assaí.
“Nossa sólida base de CRM nos permite conhecer detalhadamente o perfil dos(as) clientes e personalizar as ações. Com as parcerias, aprimoramos a experiência do público, atendendo a suas necessidades, e fortalecemos o relacionamento entre marcas em um ambiente de negócios benéfico para todos os envolvidos”, complementa Calábria.
Fato é que devido a amplitude de suas unidades, o Assaí pode oferecer uma variedade de experiências de retail media que começam a partir do momento em que o(a) cliente entra no estacionamento. Cerca de 18 lojas já possuem projetos de retail media instalados e dentre as ativações já realizadas, destaca-se a parceria com a PepsiCo, com a instalação de um túnel da marca Cheetos sobre a esteira rolante de acesso às lojas.
Ao longo de 2024, o Assaí também implementou ações de retail media com marcas de higiene, beleza, limpeza e alimentos, utilizando formatos como painéis, totens interativos e estandes modulares que geram experiências diversificadas e aumentam a visibilidade das marcas.
Por se tratar de um atacarejo, aproximadamente 45% dos clientes do Assaí são jurídicos (como comerciantes do setor alimentício). Isso representa uma oportunidade adicional para anunciantes que desejam atingir esse público específico em um ambiente de alta circulação. “A estratégia de retail media traz vantagens para todos: o público é impactado com ações imersivas e diferenciadas, melhorando a experiência de compra, enquanto os anunciantes destacam suas marcas em um local de alta frequência, elevando as taxas de conversão e as vendas. Além disso, oferecemos um acompanhamento de performance detalhado em todas as etapas do funil e rápida mensuração dos resultados,” finaliza Calábria.