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11/03/2025
Tendência silenciosa nas gôndolas: Ozempic impacta consumo global em oito categorias
POR Alessandra Morita
EM 28/02/2025

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Você certamente já ouviu falar do Ozempic, seja porque usa ou conhece alguém que está utilizando o medicamento, seja por matérias na mídia. Entretanto, praticamente não se tem discutido como a crescente adesão ao remédio, que terá sua patente quebrada no Brasil a partir de 2026, pode impactar o consumo de alimentos e bebidas.
Há estudiosos defendendo, inclusive, que haverá consequências na economia como um todo. Em uma primeira análise, essas transformações deverão passar por futuras adaptações no portfólio dos fabricantes e no sortimento das lojas.
Projeta-se que o mercado global de semaglutida, no qual o Ozempic é o mais conhecido, cresça a uma taxa de 8%, devendo chegar a US$ 16,6 bilhões até 2029 (estudo Mordor Intelligence). No Brasil, o medicamento movimenta cerca de R$ 3,7 bilhões.
Com a quebra de patente, a tendência é um recuo nos preços e um aumento no número de usuários, cuja adesão precisa ser assistida por médicos.
Estudo feito pelo Cornell SC Johnson College of Business identificou que já está acontecendo uma redução no consumo global de alguns alimentos em famílias com usuários do Ozempic. Confira o que a análise, feita com dados de 2022 até 2024, identificou (há margem de erro de 1% a 2%, dependendo da categoria):
- Chips: -10%
- Doces de padaria: -8%
- Biscoito: -5%
- Refrigerante: -4%
- Manteiga: -3%
- Sorvete e chantilly: -2%
- Refeição industrializada: -1%
- Bebida alcoólica: -1%
Em parte, as mudanças que vêm por aí são uma aceleração do que tem acontecido, como o consistente aumento das vendas de itens mais saudáveis. O mesmo estudo da Cornell mostra, por exemplo, um aumento de produtos frescos e de iogurtes nesses lares no período.
O componente adicional do Ozempic é, por exemplo, a diminuição da fome e a maior sensação de saciedade, impactando quantidades ingeridas de alimentos e bebidas por refeição.
Se os estudiosos estiverem certos, convém ao varejista acompanhar essa tendência em curso. É importante frisar, contudo, que movimentos radicais nas estratégias das lojas devem ser muito bem analisados, com base em dados de performance, pois existem inúmeras ocasiões de consumo que ainda precisam ser atendidas pelo varejo alimentar, como a indulgência, os momentos especiais de comemoração, as compras de abastecimento e as rotinas do dia a dia.
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo