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Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas

POR Barbara Fernandes

EM 28/03/2025

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas

Foto: Adobe Stock

 

Em 2024, os atacarejos apresentaram um avanço de 12,9% nas vendas – esse foi o maior crescimento dentre todos os formatos do varejo alimentar e, em 2025, o cenário não está muito diferente. Para se ter uma ideia, o cash & carry já teve um aumento de 13,9% nas vendas entre os dois primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2023. 

 

Os dados são do levantamento Movimentações do Atacarejo no Brasil, desenvolvido pela NielsenIQ, e também demonstram que o crescimento do formato não se sustenta mais somente com a expansão, que inclusive apresentou uma desaceleração no último ano. 

Em 2022, o formato teve um crescimento de 15,6% no número de lojas, já em 2023 esse percentual foi de 10,3%, e em 2024 caiu para 6,1%.

O que tem impulsionado o avanço desse canal portanto é o amadurecimento das unidades já existentes. Entre janeiro e fevereiro de 2025 metade do desempenho dos atacarejos veio das mesmas lojas, que também apresentaram um avanço de 13,9% nas vendas vs 2024. Essa tendência já vinha sido sentida desde o início do último ano. No 1º tri as vendas em mesmas lojas contribuíram em 8% para o crescimento do canal, já no 2º foi 22%, no 3º 33% e no 4º 36%.

 

Boa parte desse avanço do canal também tem como um dos seus principais responsáveis a ampliação de serviços. Isso se comprova com o fato de que 39% do crescimento do atacarejo ocorre via perecíveis frescos encontrados nas seções de açougue, padaria, frios, e etc. Já as commodities são responsáveis por 21,6% e as bebidas 12,4%. 


A atratividade dos preços competitivos aliado a expansão dos últimos anos também tem trazido um aumento tanto em frequência de visitas como na lealdade dos consumidores no canal. Além disso, todas classes sociais apresentaram aumento no gasto e tíquete médio em 2024

A classe A e B teve um avanço de 17,4% no gasto médio e de 9,1% no tíquete médio; já no caso da classe C esses percentuais foram de 16,1% e 7,7%; e nas classes D e E foi de 17,5% e 9,9%, respectivamente.



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TAGS:Pesquisa, NielsenIQ,Atacarejo
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