Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assaí e GPA promovem mudanças nos conselhos de administração

01/04/2025

NEWSLETTER

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa NielsenIQAtacarejo

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas

POR Barbara Fernandes

EM 28/03/2025

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas

Foto: Adobe Stock

 

Em 2024, os atacarejos apresentaram um avanço de 12,9% nas vendas – esse foi o maior crescimento dentre todos os formatos do varejo alimentar e, em 2025, o cenário não está muito diferente. Para se ter uma ideia, o cash & carry já teve um aumento de 13,9% nas vendas entre os dois primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2023. 

 

Os dados são do levantamento Movimentações do Atacarejo no Brasil, desenvolvido pela NielsenIQ, e também demonstram que o crescimento do formato não se sustenta mais somente com a expansão, que inclusive apresentou uma desaceleração no último ano. 

Em 2022, o formato teve um crescimento de 15,6% no número de lojas, já em 2023 esse percentual foi de 10,3%, e em 2024 caiu para 6,1%.

O que tem impulsionado o avanço desse canal portanto é o amadurecimento das unidades já existentes. Entre janeiro e fevereiro de 2025 metade do desempenho dos atacarejos veio das mesmas lojas, que também apresentaram um avanço de 13,9% nas vendas vs 2024. Essa tendência já vinha sido sentida desde o início do último ano. No 1º tri as vendas em mesmas lojas contribuíram em 8% para o crescimento do canal, já no 2º foi 22%, no 3º 33% e no 4º 36%.

 

Boa parte desse avanço do canal também tem como um dos seus principais responsáveis a ampliação de serviços. Isso se comprova com o fato de que 39% do crescimento do atacarejo ocorre via perecíveis frescos encontrados nas seções de açougue, padaria, frios, e etc. Já as commodities são responsáveis por 21,6% e as bebidas 12,4%. 


A atratividade dos preços competitivos aliado a expansão dos últimos anos também tem trazido um aumento tanto em frequência de visitas como na lealdade dos consumidores no canal. Além disso, todas classes sociais apresentaram aumento no gasto e tíquete médio em 2024

A classe A e B teve um avanço de 17,4% no gasto médio e de 9,1% no tíquete médio; já no caso da classe C esses percentuais foram de 16,1% e 7,7%; e nas classes D e E foi de 17,5% e 9,9%, respectivamente.



COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, NielsenIQ,Atacarejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Leites veganosPesquisa

Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganos

Confira o ranking dos maiores atacarejos do BrasilGestão e negócios

Confira o ranking dos maiores atacarejos do Brasil

Gerenciamento por categorias de chocolate MondelezPesquisa

Páscoa 2025 deve se manter estável apesar da alta nos preços

Mineirão Atacarejo abre duas lojas na mesma semanaExpansão

Mineirão Atacarejo abre duas lojas na mesma semana

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados