Apenas 9% dos gestores ainda não utilizam IA em suas empresasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a hora de mostrar sua inovação: estão abertas as inscrições para o Prêmio Top Trade 2025

15/09/2025

NEWSLETTER

Apenas 9% dos gestores ainda não utilizam IA em suas empresasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa Tecnologia Inteligência ArtificialMIT Sloan Instituto Locomotiva

Apenas 9% dos gestores ainda não utilizam IA em suas empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/08/2024

Adobe Stock - colaboradora com tablet - IA

Foto: Adobe Stock


A maior parte dos gestores considera que a inteligência artificial (IA) é benéfica para as empresas, seja em relação à produtividade (96%), lucratividade (94%) ou inovação (94%). Além disso, 6 de cada 10 gestores já usam ferramentas com a tecnologia em seu trabalho.

 

Os dados são da pesquisa “Inteligência artificial nas empresas brasileiras”, desenvolvida pela MIT Sloan, junto ao Instituto Locomotiva, e ainda demonstram que apenas 9% das empresas ainda não usam a IA. Em relação à parcela restante, metade afirma que usa pontualmente, enquanto 41% já implementaram o uso cotidiano.

 

Dentre as ferramentas onde a IA é mais aplicada se destacam os chatbots, indicados por 64% dos respondentes e amplamente utilizados por varejistas para suprir dúvidas de produtos ou lojas, oferecer ajuda com algum item e até, em alguns casos, montar uma lista de compras e permitir que o cliente efetue sua compra no próprio canal.


As empresas do questionário também indicaram a organização de dados (54%), desenho ou redesenho de produtos e processos (51%) e uso de personagens digitais (31%).

 

Já em relação às áreas, a inovação (88%), TI (87%) e marketing (85%) estão entre as que mais utilizam os recursos de IA.

 

Empresas, em geral estão se transformando com a IA incluindo o setor de varejo alimentar. Com algoritmos avançados, a IA pode otimizar a gestão de estoque, reduzir desperdícios e garantir que os produtos certos estejam disponíveis nas prateleiras. Além disso, essa tecnologia pode contribuir para melhorar a experiência do cliente, personalizando ofertas e sugestões de compras com base em preferências e hábitos de consumo.

Um estudo da Ebit/Nielsen, realizado em 2023, indica que 75% do e-commerce brasileiro já adotou algum tipo de IA. Os resultados se mostraram favoráveis ao avanço da tecnologia. Essas empresas notaram, em média, um crescimento de 15% nas vendas e uma melhoria de 10% na satisfação dos clientes.
COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, Tecnologia, Inteligência Artificial,MIT Sloan, Instituto Locomotiva
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockEstratégia

IA redefine jornada de compra online e acelera estratégias do varejo alimentar

gráfico Fornecedor ParceiroOportunidades de Crescimento

SA+ revela o que varejistas esperam de um fornecedor realmente parceiro

mini mercado adobe stockSebrae

Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestre

Adobe Stock - MolhosConsumo

Varejo alimentar é o único a registrar crescimento em agosto

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados