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Apenas 9% dos gestores ainda não utilizam IA em suas empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/08/2024

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Foto: Adobe Stock


A maior parte dos gestores considera que a inteligência artificial (IA) é benéfica para as empresas, seja em relação à produtividade (96%), lucratividade (94%) ou inovação (94%). Além disso, 6 de cada 10 gestores já usam ferramentas com a tecnologia em seu trabalho.

 

Os dados são da pesquisa “Inteligência artificial nas empresas brasileiras”, desenvolvida pela MIT Sloan, junto ao Instituto Locomotiva, e ainda demonstram que apenas 9% das empresas ainda não usam a IA. Em relação à parcela restante, metade afirma que usa pontualmente, enquanto 41% já implementaram o uso cotidiano.

 

Dentre as ferramentas onde a IA é mais aplicada se destacam os chatbots, indicados por 64% dos respondentes e amplamente utilizados por varejistas para suprir dúvidas de produtos ou lojas, oferecer ajuda com algum item e até, em alguns casos, montar uma lista de compras e permitir que o cliente efetue sua compra no próprio canal.


As empresas do questionário também indicaram a organização de dados (54%), desenho ou redesenho de produtos e processos (51%) e uso de personagens digitais (31%).

 

Já em relação às áreas, a inovação (88%), TI (87%) e marketing (85%) estão entre as que mais utilizam os recursos de IA.

 

Empresas, em geral estão se transformando com a IA incluindo o setor de varejo alimentar. Com algoritmos avançados, a IA pode otimizar a gestão de estoque, reduzir desperdícios e garantir que os produtos certos estejam disponíveis nas prateleiras. Além disso, essa tecnologia pode contribuir para melhorar a experiência do cliente, personalizando ofertas e sugestões de compras com base em preferências e hábitos de consumo.

Um estudo da Ebit/Nielsen, realizado em 2023, indica que 75% do e-commerce brasileiro já adotou algum tipo de IA. Os resultados se mostraram favoráveis ao avanço da tecnologia. Essas empresas notaram, em média, um crescimento de 15% nas vendas e uma melhoria de 10% na satisfação dos clientes.
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TAGS:Pesquisa, Tecnologia, Inteligência Artificial,MIT Sloan, Instituto Locomotiva
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