Analistas estimam quais serão os resultados do Grupo Mateus, GPA, Carrefour e Assaí no 2T24SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Villefort Atacarejo inaugura 3ª loja em Goiás nesta semana

17/07/2025

NEWSLETTER

Analistas estimam quais serão os resultados do Grupo Mateus, GPA, Carrefour e Assaí no 2T24SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultados 2T24Gestão e negócios

Analistas estimam quais serão os resultados do Grupo Mateus, GPA, Carrefour e Assaí no 2T24

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/07/2024

Adobe Stock

Foto: Divulgação


Dando início a temporada de divulgação de resultados do varejo alimentar no 2T24, o Carrefour irá compartilhar seus dados na próxima segunda-feira (22). Com isso, analistas do XP, Bradesco BBI e Itaú BBA avaliam quais os cenários possíveis para os quatro maiores varejistas do Brasil.

A inflação alimentar deve acelerar até o terceiro trimestre, algo que pode impactar positivamente o setor como um todo, em especial os atacarejos, segundo o Bradesco BBI

Carrefour  

 

A expectativa dos analistas do setor para o Grupo, que faturou R$ 115,45 bilhões no país em 2023, são, em boa parte, positivas. Devido a maturação de diversas lojas, o XP acredita que as vendas nas mesmas lojas irão crescer.

 

Graças aos esforços para a expansão das marcas Atacadão e Sam’s Club, também é esperado que essas bandeiras compensem eventuais ajustes no segmento. Ainda segundo o XP, o Ebitda da empresa deve ficar em R$ 1,5 bilhão, com um lucro líquido de R$ 191 milhões

 

O Itaú BBA também acredita que o Carrefour será o destaque do trimestre com um aumento de 5,4% nas vendas mesmas lojas de seu atacarejo e aumento anual de 0,6% na rentabilidade consolidada, com margens melhores no varejo.

 

Já o Bradesco BBI alterou sua preferência de Assaí para Carrefour e espera que a empresa de origem francesa apresente um impacto menor das taxas de juros e sinta mais os impactos positivos da inflação alimentar. Assim, o banco espera que o Carrefour apresente a melhor margem e o lucro mais forte do setor

 

Assaí

 

Para os analistas, o segundo maior varejo alimentar do Brasil, que faturou R$ 72,78 bilhões em 2023, terá resultados estáveis. O Itaú BBA, por exemplo, estima que esse será um trimestre “sem grandes eventos” para a empresa. Dentre os motivos apontados para esse resultado está a desaceleração na receita, com crescimento de 13% – 1,1 p.p a menos do alcançado no 1T24.

 

O Bradesco BBI avalia que o Assaí deve manter uma margem Ebtida estável. O banco ainda acrescenta que, para a empresa recuperar sua posição de primeira escolha da cobertura é preciso uma redução no endividamento medido pela relação dívida líquida/Ebitda de cerca de 3x neste ano.

 

O XP concorda com a desaceleração na receita e projeta números mistos. Para eles, a margem bruta deve aumentar 0,3 p.p. em relação ao ano anterior, principalmente por causa da maturação das lojas e crescimento dos serviços. Já o lucro líquido deve alcançar R$ 11 milhões, uma queda de 29% na comparação ano a ano

 

Grupo Mateus 

 

Terceiro no ranking de faturamento em 2023 com R$ 30,24 bilhões, o Grupo Mateus deve seguir o caminho do Assaí sem grandes eventos, de acordo com o BBA. Para os analistas, o crescimento na receita do 2T24 também deve desacelerar, com aumento de 18% – queda de 7,8p.p. em relação à aceleração do 1T24.

 

De forma semelhante, o BBI espera que as bases de comparação mais fortes do setor atrapalhem o ritmo de crescimento das vendas nas mesmas lojas. Para o banco, o lucro líquido do varejista terá queda de 3,4%, na comparação anual, enquanto o Ebitda terá alta de 13%.

 

GPA 

 

Por fim, o Grupo que faturou R$ 30,24 bilhões em 2024 deve ter uma alta de 1,6 p.p. na margem Ebitda, para 8,3%, segundo o BBA. Apesar disso, os analistas esperam que os resultados serão neutros no GPA.

 

Fonte: InfoMoney

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 2T24,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAAquisição

Empresa familiar mineira aumenta participação no GPA

Ferrero negocia compra da WK Kellogg em movimento de US$ 3 bilhõesAquisição

Ferrero negocia compra da WK Kellogg em movimento de US$ 3 bilhões

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentosGestão

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

The Fini Company anuncia Camila Couto como nova VP de Marketing & Trade Marketing GlobalMovimentação

The Fini Company anuncia nova liderança para marketing global

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados