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Gestão SortimentoFEVEREIRO-2025: SA+ | Não brinque com o Sortimento

Especialista indica o que não pode faltar em cada formato de loja

POR Elaine Medeiros

EM 21/02/2025

Sortimento atacarejo

Divulgação


O sucesso de uma loja não depende apenas da localização ou do marketing, mas também da curadoria ideal de produtos. Um sortimento alinhado às preferências dos consumidores é fundamental para criar uma experiência de compra que gere maior rentabilidade.


A importância do sortimento


Ao pensar no que o consumidor procura quando entra em cada formato de loja diferente, é importante considerar as quatro missões lembradas por Bruno Furtado, sócio-sênior da McKinsey em São Paulo e líder da prática de consumo na América Latina, e Roberto Tamaso, sócio da consultoria e líder da prática de varejo no País.


Eles destacam que, em termos de sortimento, nos supermercados e atacarejos o cliente geralmente preza a reposição e o abastecimento. E no caso dos minimercados, as pessoas buscam pela conveniência, com o foco na urgência e proximidade.


Segundo a McKinsey, em média, os brasileiros têm visitado seis canais diferentes na sua jornada. Ele tipicamente faz suas compras de abastecimento mensal no atacarejo e complementa a cesta com visitas ao supermercado e às lojas de conveniência, com o foco em reposição e itens perecíveis, além de indulgências.


Missões de compra


“No futuro, os atacarejos podem se tornar um verdadeiro centro de compras diversificado, onde o shopper encontrará não só o que procura, mas também uma variedade de itens que atendam suas diversas necessidades” aponta Branco Amaral, conselheiro do Atacadão Dia a Dia.


Confira como é nos três principais formatos do setor, de acordo com Beatriz Cavalcante, CEO da Shoppermkt Group e professora da USP e ESPM:


Atacarejos


Principal missão


Abastecimento e reposição. Pode contemplar sortimento específico para a revenda e transformação em grande volume a um menor preço, desde que atenda os perfis de pessoa jurídica que buscam pelo canal.


Não podem faltar


Básicos para o lar: laticínios, pães, massas, condimentos e carnes, itens de limpeza, alimentos não perecíveis e os produtos de higiene em embalagens econômicas.


Supermercados


Principal missão


Reposição. Ponto intermediário entre variedade e conveniência.


Não podem faltar


Produtos básicos, os itens para lanches e indulgência e aqueles voltados para os cuidados pessoais. Na comparação com os atacarejos, é importante oferecer marcas premium, produtos especializados, bebidas especiais e panificação.


Minimercados


Principal missão


Conveniência e emergência.


Não podem faltar


Produtos para as refeições rápidas ou consumo imediato, incluindo refrigerados e congelados; produtos em embalagens menores; bebidas prontas e os itens mais indulgentes como os doces e chocolates.

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TAGS:Gestão, Sortimento,FEVEREIRO-2025: SA+ | Não brinque com o Sortimento
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