ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/08/2025
84% dos brasileiros aprovam experiências personalizadas que têm como base o histórico de compra
POR Melissa Lulio
EM 03/04/2025

A ideia de que consumir é efetuar uma simples transação está cada vez mais ultrapassada. Ao mesmo tempo, a busca do consumidor por experiências e personalização torna-se cada vez mais evidente. Esse é o principal insight de um estudo realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box. Os dados mostram que, para 84% do público, o acompanhamento do histórico de compras feito por marcas e estabelecimentos em troca de descontos é algo positivo. Não por acaso, 66% dessas pessoas fazem parte de algum programa de fidelidade.
A pesquisa Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil revela também que, além de buscar conveniência e personalização nas compras, o brasileiro está disposto a investir mais em experiências inovadoras – 41% declaram estar propensos a gastar mais em produtos ou serviços, caso a aquisição ofereça uma experiência inovadora e imersiva.
“O momento da compra se tornou um importante diferencial competitivo, uma vez que o consumidor não busca mais apenas o produto, mas também conveniência, personalização e inovação ao longo dessa jornada”, explica Christiane Cruz Citrângulo, Chief of Marketing & Sales Officer (CMSO) da Neogrid. “Fator-chave para melhorar a experiência e impulsionar o engajamento, a tecnologia ajuda a compreender melhor o shopper e acessá-lo de forma mais eficiente na loja tanto física quanto digital”
As preferências dos brasileiros em dados
Confira alguns dos dados do estudo realizado pela Neogrid em parceria com a Opinion Box:
- 45% dos entrevistados declararam que seguem uma lista de compras, mas acabam levam outros itens por impulso.
- 48,6% esperam mais tecnologia e inovação nas lojas do futuro
- 34,6% destacam que a facilidade é o principal benefício encontrado no uso de novas tecnologias no varejo
- 61,6% já utilizaram caixas automáticos ou self-checkout e aprovaram a experiência
- 51,7% dos consumidores costumam visitar o mesmo supermercado físico regularmente. Os principais motivos quem levam a esse comportamento são a variedade de marcas e produtos (49,8%), os descontos oferecidos (43,4%) e a conveniência da localização (42%).
- 45% dos entrevistados seguem uma lista de compras no supermercado, em loja física. Porém, acabam comprando também outros itens por impulso.
- No ambiente digital, a fidelidade dos consumidores a um único local é menor: Apenas 27% frequentemente compram em uma mesma loja virtual; a maioria (51%) faz isso apenas às vezes.
Notícias relacionadas

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina

Estudo identifica novas missões de compra
Melissa Lulio
Conteúdo