ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/04/2025
84% dos brasileiros aprovam experiências personalizadas que têm como base o histórico de compra
POR Melissa Lulio
EM 03/04/2025

A ideia de que consumir é efetuar uma simples transação está cada vez mais ultrapassada. Ao mesmo tempo, a busca do consumidor por experiências e personalização torna-se cada vez mais evidente. Esse é o principal insight de um estudo realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box. Os dados mostram que, para 84% do público, o acompanhamento do histórico de compras feito por marcas e estabelecimentos em troca de descontos é algo positivo. Não por acaso, 66% dessas pessoas fazem parte de algum programa de fidelidade.
A pesquisa Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil revela também que, além de buscar conveniência e personalização nas compras, o brasileiro está disposto a investir mais em experiências inovadoras – 41% declaram estar propensos a gastar mais em produtos ou serviços, caso a aquisição ofereça uma experiência inovadora e imersiva.
“O momento da compra se tornou um importante diferencial competitivo, uma vez que o consumidor não busca mais apenas o produto, mas também conveniência, personalização e inovação ao longo dessa jornada”, explica Christiane Cruz Citrângulo, Chief of Marketing & Sales Officer (CMSO) da Neogrid. “Fator-chave para melhorar a experiência e impulsionar o engajamento, a tecnologia ajuda a compreender melhor o shopper e acessá-lo de forma mais eficiente na loja tanto física quanto digital”
As preferências dos brasileiros em dados
Confira alguns dos dados do estudo realizado pela Neogrid em parceria com a Opinion Box:
- 45% dos entrevistados declararam que seguem uma lista de compras, mas acabam levam outros itens por impulso.
- 48,6% esperam mais tecnologia e inovação nas lojas do futuro
- 34,6% destacam que a facilidade é o principal benefício encontrado no uso de novas tecnologias no varejo
- 61,6% já utilizaram caixas automáticos ou self-checkout e aprovaram a experiência
- 51,7% dos consumidores costumam visitar o mesmo supermercado físico regularmente. Os principais motivos quem levam a esse comportamento são a variedade de marcas e produtos (49,8%), os descontos oferecidos (43,4%) e a conveniência da localização (42%).
- 45% dos entrevistados seguem uma lista de compras no supermercado, em loja física. Porém, acabam comprando também outros itens por impulso.
- No ambiente digital, a fidelidade dos consumidores a um único local é menor: Apenas 27% frequentemente compram em uma mesma loja virtual; a maioria (51%) faz isso apenas às vezes.
Notícias relacionadas

Investimentos comerciais no varejo alimentar aumentaram 15% em 2024

Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganos

11 indicadores sobre o cliente para você acompanhar

Apesar da desaceleração na expansão, atacarejos têm o maior avanço em vendas
Melissa Lulio
Conteúdo