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43% dos consumidores afirmam ter evitado algum produto por questões de saúde

POR Barbara Fernandes

EM 17/03/2025

Refrigerantes na prateleira de supermercado

Foto: Adobe Stock

 

A saudabilidade tem ganhado relevância no processo de escolha e consumo de alimentos e bebidas. Para se ter uma ideia, 43% dos consumidores afirmam ter evitado algum produto por questões de saúde, com destaque para os refrigerantes (31%), bebidas alcoólicas (22%), alimentos gordurosos (20%), açúcares em geral (20%) e doces (9%). 

 

Os dados pertencem a um estudo do MindMiners que também demonstra o impacto dos selos de alto teor nesse sentido. Cerca de 3 em cada 4 pessoas mudaram seus hábitos de consumo por causa dessa nova adição às embalagens dos produtos. Além disso, 24% afirmam que sempre que o veem, evitam. Metade dos consumidores afirmam que às vezes evitam, dependendo da marca, ocasião e produto, e apenas 13% não evitam.

 

Em relação ao canal, as lojas físicas de supermercados se destacam com 87% da preferência. No caso dos alimentos, o varejo físico é a escolha de 94% dos consumidores, enquanto os aplicativos aparecem em segundo com 17% e os sites em terceiro com 8%. Esse cenário muda um pouco com as bebidas, a preferência pelo varejo físico é menor (84%), e as compras por aplicativos e sites têm mais relevância, com 28% e 13% cada, respectivamente.

 

Os principais critérios de compra são o sabor (68%), preço (64%), prazo de validade (32%), tamanho e quantidade (31%) e marca (30%). Porém, o cenário econômico atual tem afetado esse comportamento, e 61% dos respondentes afirmaram que não compraram um item por causa do preço elevado. Os cinco alimentos que mais têm sido evitados por esse motivo são as carnes (45%), queijo e laticínios (15%), azeite (14%), bebidas alcoólicas (12%) e refrigerante (8%).

 

Apesar disso, os alimentos salgados mais consumidos são o arroz, feijão, bife e frango – que fazem parte do grupo “comida brasileira". De segunda à sexta, aparecem também os pães e lanches (52%), vegetais e legumes (50%), massas (46%) e salgados (31%). Já nos finais de semana, a pizza aparece logo depois da comida brasileira com 50%, seguida pelo churrasco (45%), massas (43%) e pães e lanches (38%).

 

Dentre os alimentos doces, o chocolate é o destaque, com 69%. Logo depois estão os sorvetes com 53%, frutas frescas com 44%, bolos com 41% e açaí com 34%. Além disso, 69% das pessoas afirmam que comem um doce ao menos uma vez por semana. 

 

Já em relação às bebidas não alcoólicas, a água é a mais consumida (81%), seguida pelo suco (73%), café (69%), refrigerante (62%) e chá (46%). Dentre as versões alcoólicas, a cerveja é o destaque com 78%, seguido pelo vinho (61%), drinks prontos (38%), destilados puros (33%), espumantes (26%) e licores (17%). A pesquisa também revela que dentre os consumidores de bebidas alcoólicas, 60% bebem ao menos uma vez por semana e 32% consomem cerveja sem álcool.

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TAGS:Pesquisa,MindMiners, Saudabilidade, Consumo
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