47% dos varejistas já utilizam inteligência artificial em seus negóciosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialista destaca três dicas para CMOs frente à evolução da IA

25/08/2025

NEWSLETTER

47% dos varejistas já utilizam inteligência artificial em seus negóciosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tecnologia Inteligência Artificial PesquisaCentral do Varejo

47% dos varejistas já utilizam inteligência artificial em seus negócios

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/07/2024

Adobe Stock - Mulher celular - IA

Foto: Adobe Stock


Cerca de 47% dos varejistas já utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA), e desses quatro em cada cinco pretendem intensificar a aplicação de IA no dia a dia de sua empresa. Em relação a frequência, mais da metade (58%) faz uso do recurso diariamente, enquanto 30% semanalmente.

 

Em relação ao investimento, 56% desembolsam até R$ 10.000, mas uma a cada quatro empresas (24%) aplica mais de R$ 150.000 no recurso. Enquanto isso, os principais benefícios observados são o aumento na eficiência (84%) e redução de custos (42%).

 

Os dados são da Central do Varejo, com apoio de Ibevar, MBA/USP/Esalq e Labfin Provar e ainda apontam que dentre as diferentes formas de aplicar essa tecnologia, 56% utilizam ela para o atendimento ao cliente, metade para o conteúdo de marketing e 36% para recomendação e otimização de busca. 

 

Além dessas, as aplicações mais frequentes dessa tecnologia são na análise de tendências e ferramentas de inteligência competitiva (34%); geração de conteúdo para e-commerce (25%); automatização de relatórios (25%); e prevenção a fraudes (22%).  A previsão de demanda, gestão de estoque e logística, roteirização e entrega também são áreas em que a tecnologia tem auxiliado os varejistas.

 

Para o futuro, os entrevistados da pesquisa afirmam ter interesse em aplicar a IA para aprimorar mais o atendimento ao cliente (73%); gestão de estoque (61%); automatização de relatórios (60%); personalização de experiência do cliente (55%) e logística, roteirização e entrega (51%).  

 

Em relação às empresas que ainda não usam a IA, a falta de conhecimento (52%); a falta de infraestrutura (26%) e dúvidas sobre o retorno sobre o investimento (25%) foram apontados como os principais obstáculos.

COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia, Inteligência Artificial, Pesquisa,Central do Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Empresas familiares revisam sucessão para acomodar novos perfis de herdeirosGestão e negócios

Especialista destaca três dicas para CMOs frente à evolução da IA

Consumidores estão cada vez mais adeptos à tecnologia no varejo alimentarInovação

Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor

Assaí-fachadaInovação

Digitalização e automação ganham espaço na estratégia do Assaí

Checkout 2 - Adobe StockSolução de gestão

Tecnologia no caixa: inteligência artificial ajuda supermercados a reduzir perdas e aumentar eficiência

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados