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4 formas de encantar colaboradores e parceiros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/07/2024

Adobe Stock Colaborador

Foto: Divulgação


A insatisfação entre os colaboradores eleva os desafios da retenção, por isso é preciso se atentar às formas de encantar os funcionários da sua empresa. Nesse sentido, Fernando Sapata, diretor de pessoas, cultura e encantamento na Select Soluções, comenta: "Deve-se criar um lugar que trata seus colaboradores não como mão de obra, mas sim como seres humanos, com suas próprias necessidades, individualidades e sonhos”.

18% das pessoas pedem demissão quando percebem que sua rotina de trabalho não está mais alinhada às suas prioridades, segundo estudo da Microsoft. Além disso, 44% dos colaboradores de uma empresa se sentem estressados no dia a dia corporativo, de acordo com levantamento do Gallup. 

Sendo assim, o encantamento está diretamente ligado a um branding corporativo pensado nos funcionários, capaz de traduzir e comunicar a eles as práticas e os valores da corporação. Mas por onde começar? O especialista sugere quatro iniciativas a serem seguidas para encantar seus colaboradores, confira abaixo. 

 

Fuja do básico

 

Pagar o salário em dia e tratar seus funcionários com sensibilidade é o mínimo em qualquer ambiente corporativo. Por isso, é importante traçar estratégias que vão além disso, de acordo com as necessidades de seu funcionário. 

 

“Quanto mais a corporação mostrar que está atenta às necessidades de seus colaboradores, maiores as chances de eles apresentarem satisfação”, conta.

 

Estabeleça uma boa comunicação com os funcionários

 

É essencial ter um canal de comunicação direto para tratar de variados assuntos e um canal anônimo para denúncias dentro da corporação. Além disso, traçar objetivos de forma estratégica sobre como funcionam determinados setores da empresa e investir em multiplicadores são fatores que alinham as expectativas e evitam possíveis frustrações. 

 

“Esses são alguns métodos para espalhar a cultura do ambiente de trabalho e incentivar que ela seja adotada e seguida pelos demais funcionários, formando o pilar do encantamento”, enfatiza Sapata.

 

Adote ferramentas para medir o nível de encantamento

 

Para medir o nível de encantamento e, consequentemente, a satisfação dos funcionários, o especialista indica pesquisas do tipo NPS (net promoter score), sempre levando em consideração o anonimato das pessoas. 

 

“É importante que esses questionários tenham uma frequência regular e elevada, a fim de que os gestores possam visualizar e trabalhar com mais facilidade os fatores que receberam uma nota baixa”, explica.

 

Oriente o time executivo da empresa

 

Por fim, o especialista destaca a necessidade de estabelecer um responsável do time executivo para entrar em contato pessoalmente para entender o que aconteceu em caso de nota baixa. Nesse sentido, deve-se levar em consideração os três tipos de NPS: colaborador, cliente e parceiros. 

 

“Quando uma pessoa se dispõe a investigar e entender o feedback negativo ‘direto da fonte’, a empresa consegue se preparar melhor para mitigar os pontos negativos que os avaliadores encontram nos serviços prestados”, finaliza o diretor.

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TAGS:Gestão e negócios
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