33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/10/2024
Foto: Divulgação
O mercado brasileiro de bebidas é diversificado e fortemente influenciado pelas altas nas temperaturas e sazonalidade. Dentre as alcoólicas, por exemplo, a cerveja se destaca. Para se ter uma ideia, 82% das pessoas têm o hábito de consumir essa bebida, mesmo que de vez em quando.
O Brasil é o terceiro maior país consumidor da cerveja no mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
No varejo alimentar, 33% dos consumidores afirmam comprar cerveja semanalmente, enquanto 1% adquire o item diariamente. A cada 15 dias o percentual é de 18%, e mensalmente sobe para 23%. Em cada compra, 80% dos consumidores gastam até R$ 100, e 19% gastam até R$ 500.
Os dados pertencem a pesquisa “Consumo de Bebidas” realizada pela Opinion Box, que entrevistou 1.021 consumidores de bebidas em todas as regiões do Brasil.
Dentre as marcas favoritas e mais conhecidas de cervejas a Heineken leva o primeiro lugar, sendo considerada a melhor por 34% dos consumidores. Logo depois, estão Stella Artois (10%), Brahma (8%), Budweiser (7%), Skol (7%), Amstel (6%), Original e Eisenbahn – com 5% cada.
O formato mais comprado são as latinhas de 350 ml (40%) e a long neck (39%). Já a garrafa de 600 ml, chega em terceiro com 27%.
Bebidas não alcoólicas
A pesquisa também investigou o consumo de bebidas não alcoólicas, e revelou que o suco é o favorito dentre os consumidores com percentual de 62%. Logo depois estão o refrigerante (53%), a água (44%) e os drinks variados (10%).