2024 tem crescimento de 25% em fusões no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/12/2024
Foto: Adobe Stock
O mercado de fusões e aquisições no setor de consumo e varejo egistrou um crescimento expressivo de 25% nos primeiros nove meses de 2024, com 105 operações realizadas contra 84 no mesmo período de 2023, segundo levantamento da KPMG.
Entre os segmentos analisados, supermercados se destacaram com alta de 111%, passando de 9 para 19 transações. Outras categorias também tiveram crescimento relevante: alimentos, bebidas e fumo (32%), vestuário e calçados (100%) e higiene (66%). Por outro lado, o setor de embalagens registrou uma queda acentuada de 60%.
As operações realizadas, a maioria (83) foram domésticas, envolvendo empresas brasileiras. A pesquisa também revelou que setores tradicionais como hotéis, restaurantes, lojas de varejo e shopping centers mantiveram um crescimento estável, consolidando sua importância no mercado.
“O setor de consumo está aquecido, com grande número de transações no mercado interno. Apesar do aumento recente dos juros, os empresários permaneceram otimistas, especialmente com as vendas de fim de ano”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.
No cenário geral de fusões no Brasil, foram contabilizadas 1.196 transações até setembro, um crescimento de 5% em relação a 2023. Os setores de tecnologia da informação, internet e instituições financeiras lideraram em número de transações, confirmando a relevância da transformação digital no mercado .
O desempenho do setor de consumo reforça a importância de estratégias de consolidação para fortalecer o mercado, oferecendo oportunidades significativas para empresários do varejo.