10 segundos: é o tempo para o varejista dobrar o tíquete médio de cada clienteSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Danone tem novo vice-presidente de vendas e trade

12/05/2025

NEWSLETTER

10 segundos: é o tempo para o varejista dobrar o tíquete médio de cada clienteSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Indústria P&GShopper Lab’25

10 segundos: é o tempo para o varejista dobrar o tíquete médio de cada cliente

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/04/2025

Adobe Stock

Foto: Divulgação


Aumentar a cesta de compras é a principal alternativa para crescer no atual cenário. Essa é uma das conclusões da P&G por meio de diversos estudos que permitem entender as motivações dos consumidores nos diversos canais, apresentadas no Shopper Lab’25, realizado há pouco menos de um mês pela companhia. Os levantamentos e análises envolveram mais de 6.100 pessoas e 9 metodologias.

 

O motivo pelo qual o tíquete se tornou a chave para extrair melhores resultados se deve à distribuição das compras pelo shopper em cerca de 4 canais diferentes, reduzindo o valor das cestas.

 

Segundo Marcos Bauer, CMO e responsável por Analytics & Insights e Sales Intelligence da P&G Brasil, as variáveis que precisam ser influenciadas para gerar crescimento são o número de shoppers, a frequência e o tíquete médio.

 

É justamente nesse sentido que os insights produzidos pelos estudos podem ajudar o varejista. “Podemos destacar 3 grandes aprendizados”, ressalta o executivo. São eles:


Foto: Divulgação. Marcos Bauer, CMO e responsável por Analytics & Insights e Sales Intelligence da P&G Brasil


1. As expectativas são diferentes em cada canal

 

No atacarejo, por exemplo, a shopper foca apenas o preço, sem esperar uma experiência diferenciada. Em contrapartida, as farmácias são vistas como um local para conhecer novidades e “passear”, razão pela qual a consumidora afirma se arrumar para ir. O mesmo sentimento é observado nas lojas premium. Já nos supermercados, existe expectativa em relação a promoções; e nos mercadinhos de bairro, o objetivo predominante é encontrar o que acabou em casa.

 

2. É possível dobrar o tamanho da cesta se o cliente encontrar o que busca em até 10 segundos

 

Estudos relacionados à psicologia do shopper indicam que 95% das decisões são tomadas no “piloto automático”, contemplando decisões consideradas boas, corretas, rápidas e com o mínimo de esforço.


Dessa forma, quando os produtos estão organizados de maneira lógica e fácil de serem encontrados, a possibilidade de aumentar a compra sobe. Ao obedecer a esses parâmetros, em até 10 segundos, o shopper pode pegar 4 produtos, em média. Entre 11 e 120 segundos, mais 3 itens, e acima disso, outros 2.

 

3. É essencial entender a motivação de compra para entregar o que o shopper procura

 

Resumidamente, há três impulsionadores de compra:  “eu preciso”, em que o cliente pesa fatores mais racionais; o “eu procuro”, no qual ele se deixa influenciar por informações para tomar as decisões; e “eu passeio”, em que o shopper está em busca de descobrir algo.

 

Oportunidades em higiene e beleza

 

Aplicando os insights gerados pelos estudos, identificou-se alguns passos que podem ser aplicados a essa seção do varejo alimentar. Acompanhe:

 

Pelo menos 15% das pessoas que entram nas lojas não adquirem itens de higiene e beleza naquele estabelecimento. Daí a necessidade de utilizar mecanismos de comunicação para atrair os clientes até esse setor


Simplifique a gôndola para facilitar a busca do consumidor. No Chile, uma farmácia elevou em 80% as vendas com base nessa estratégia


No atacarejo, é importante colocar caixas fechadas nas gôndolas, pois a dificuldade de encontrar o que precisa pode levar o cliente pessoa jurídica a migrar para outros canais


Pontos extras tradicionalmente favorecem a navegação de categorias destino, mas também podem contribuir para elevar o tíquete médio ao incentivar a compra de produtos de maior valor agregado ou aumentar o número de itens na cesta


Explicar os benefícios é uma maneira de facilitar a comparação entre produtos, entendendo os seus diferenciais


Garanta a presença de lançamentos e novidades em locais de destaque na loja. Ilhas, pontas de gôndola e comunicação podem ser utilizados para essa finalidade


Coloque as categorias destino nas paredes e as de impulso no centro, onde o fluxo é maior


As sazonalidades são importantes para atrair novos clientes e para incrementar a cesta


Novidades e dicas das marcas

 

O evento Shopper Lab’25, que reuniu varejistas que operam diversos canais, a P&G apresentou as inovações mais recentes de suas linhas de produtos, assim como insights sobre as categorias em que elas estão inseridas. Destacamos alguns pontos a seguir.


Desodorantes

 

Uma das suas marcas na categoria, a Old Spice ganhou uma versão de 250 ml, uma vez que as embalagens maiores crescem 10 pontos percentuais acima do mercado.  

Outro produto destacado pela P&G foi o Secret Gel, um desodorante 100% transparente, que não mancha e começa a funcionar no momento da aplicação. A linha também foi acrescida de versões maiores.


Cabelos

 

Nada menos do que 60% do crescimento dessa categoria vem de inovações e lançamentos. Por isso, a P&G segue pesquisando soluções para as consumidoras. Uma das novidades é a linha Pantene Biotinamina B3 Antiqueda. Ao utilizar os novos produtos, é possível ter até 95% menos queda. Isso acontece porque, entre seus ingredientes, está a Biotina B7, conhecida como a vitamina do cabelo, que ajuda no seu fortalecimento.



 Lâminas

 

Os produtos femininos crescem com maior velocidade em relação aos masculinos: 31%, contra 6%. Destaque desse segmento, a marca para mulheres Vênus acaba de ganhar uma versão destinada a peles sensíveis, que conta com gel ultralubrificante, aloe vera e 3 lâminas móveis contendo um revestimento que evita atrito, entre outros benefícios.


Amaciantes

 

Em 2017, os concentrados representavam menos de 30% das vendas. Agora, essa fatia ultrapassou 50% – puxada sobretudo pela marca Downy, a 4ª maior da categoria. Com um portfólio que atende o principal atributo do produto (a fragrância), a fabricante acaba de ampliar a distribuição da versão Alfazema, antes vendida apenas no Norte-Nordeste do País. Quem estiver em outras localidades pode adquirir o item por meio da venda digital nos sites do Mercado Livre, Amazon e Magalu.

COMPARTILHAR
TAGS:Indústria, P&G,Shopper Lab’25
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Coca-Cola amplia produção e aposta em embalagens retornáveis no BrasilExpansão

Coca-Cola amplia produção e aposta em embalagens retornáveis no Brasil

JBS faz aporte milionário em unidades fabris da SearaIndústria

JBS faz aporte milionário em unidades fabris da Seara

MondelezIndústria

Mondelēz aposta em tecnologia para manter a qualidade dos itens em meio às mudanças climáticas

SearaIndústria

Seara, Coca-Cola e Itambé lideram ranking de engajamento com o consumidor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados