SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cencosud anuncia investimento de US$ 600 milhões para 2026 e prevê abertura de 20 lojas

18/01/2026

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar whatsapp classe pequeno varejo autosserviço

WhatsApp ajuda a democratizar e-commerce no país, segundo pesquisa Consumer Insights

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/09/2021

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pela Kantar comprova que o consumidor mudou o hábito de consumo durante a pandemia do Covid-19. Isolamento social e fatores como desemprego, queda do poder de compra e auxílio emergencial, influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros, que estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer compras. 

Diante deste cenário, o WhatsApp teve um papel importante durante o segundo trimestre deste ano e ajudou a democratizar o e-commerce no País. O levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro. Canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando também a uma maior procura de marcas mais baratas – com destaque para o pequeno varejo de autosserviços, o mais relevante durante o trimestre.

Segundo a nova edição do Consumer Insights, estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que se refere ao segundo trimestre de 2021, 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C. Além disso, o aplicativo ganhou força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.

Outro dado importante é que o WhatsApp se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas. As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.

Além disso, as compras menores com tíquetes intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra cresceram, influenciados pelo  cenário de pressão inflacionária, associado à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, que acabou desacelerando as compras de abastecimento.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                           LinkedIn                                                          ,                                                          Instagram                                                          e                                                          Facebook                                                          !

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, whatsapp, classe, pequeno varejo, autosserviço
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour-PampulhaOportunidades de Crescimento

Carrefour adota descontos automáticos por volume em produtos essenciais

Adobe Stock - HortifrútiPesquisa

Dezembro ainda é o melhor mês para o varejo alimentar?

AdobeStock planejamentoColaboração Indústria e Varejo

Shopper no centro orienta novos modelos de colaboração entre varejo e indústria

Adobe Stock - AtacarejoVarejo Alimentar em Contexto

Mesmas lojas de atacarejos regionais avançam 9,4% em 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados