Walmart aposta em influenciadores para combater a Amazon nos EUA
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/07/2018
Cada vez mais pressionado por competidores como a
Amazon
, o
Walmart
passou a utilizar influenciadores digitais em seu site norte-americano. A ideia é conferir mais credibilidade aos produtos vendidos no portal e atrair mais consumidores jovens ao seu comércio eletrônico, como informa o portal
Digiday
.
A rede fez acordos com influenciadores de áreas como beleza e alimentação, para inserir, junto à descrição de produtos vendidos no seu site, a avaliação desses blogueiros, youtubers e instagramers. Na página do chá verde Bigelow, por exemplo, visitantes encontram receitas de bolos e biscoitos feitos para acompanhar o produto e assinadas por blogueiros especializados, assim como os comentários de quem provou o item.
Já na página de uma tintura para cabelos da marca Schwarzkopf , influenciadoras que têm mais de 500 mil seguidores no Instagram aparecem posando em fotos utilizando o produto. Iniciada em junho, a ação já teve mais de 30 execuções em parceria com empresas como Mondelez , Henkel e Bigelow , e a tendência é que novos acordos sejam fechados.
Com isso, a rede espera obter sucesso numa iniciativa que a própria Amazon não conseguiu utilizar. A concorrente tentou com o Spark, uma espécie de rede social em que influenciadores postariam avaliações de produtos comprados em seu site, usar o poder dessas pessoas sobre os consumidores, mas sem sucesso.
Modelo limitado
O modelo do walmart, entretanto, é limitado. Ele não permite links externos, uma vez que quer manter os clientes em seu ambiente virtual - mas, com isso, perde a chance de se ligar diretamente aos influenciadores escolhidos criando conexões entre os sites de ambos.
Por outro lado, a rede vem investindo também em colocar, nas postagens de influenciadores sobre determinado produto, botões de “compre aqui” que redirecionam o acesso para a página daquele item no site do Walmart. Mais de 15 blogs já fecharam parcerias do tipo.
Loja fashion
Outras iniciativas recentes do Walmart visando atrair mais consumidores jovens e de alto poder aquisitivo foram a criação de uma nova loja virtual fashion em parceria com a popular marca Lord & Taylor ; a aquisição de outras marcas de vestuário com e-commerce próprio, como Bonobos e Modcloth ; e a criação do serviço de compras personalizadas Jet Black , em que os consumidores ganham acesso a um consultor que tira dúvidas sobre produtos, pedidos são feitos com um rápido SMS e entregas chegam no mesmo dia.
Recentemente vendido no Brasil para o fundo Advent , ainda não houve sinalização do Walmart Brasil de que importará essas iniciativas lançadas nos Estados Unidos.