ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Vendas no varejo alimentar crescem 2,6% em janeiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/02/2022
Foto: istock
Levantamento do Radar Scanntech mostra que as vendas em valor no varejo alimentar apresentaram crescimento de apenas 2,6% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2021. A queda em unidades vendidas segue em linha com o fechamento de 2021 (-6,8%).
[noticiasRelacionadas]
O crescimento no período foi puxado pelo aumento de preços em todos os canais, apresentando queda de valor real, quando excluído o impacto da inflação. Ou seja, o consumidor brasileiro pagou mais e levou menos produtos para casa.
De acordo com o gerente da Scanntech responsável pelo Radar, Tiago Vavassori, chama a atenção o menor crescimento do Estado de São Paulo (+1%) seguido dos outros estados do Sudeste (+2,2%) quando comparados com os outros Estados. “Cruzando este resultado com os estudos macroeconômicos, isso faz muito sentido, uma vez que as grandes áreas metropolitanas são as que mais sofreram em termos de poder aquisitivo, já que são mais dependentes do setor de serviços que foi o setor mais impactado pela pandemia, e o Sudeste é a região com maior concentração de regiões metropolitanas”, avalia.
A representatividade das cestas que contribuem para a queda das vendas em valor é um ponto a ser destacado. “As categorias de cervejas e produtos da desta básica (arroz, leite UHT e feijão), são quase a totalidade da contribuição de queda das 20 principais categorias, representando 75,5%, o que nos leva a entender que o País tem duas dinâmicas: as pessoas com maior poder aquisitivo estão voltando a consumir bebidas alcoólicas fora de casa, retraindo esta cesta no canal alimentar, enquanto observamos redução no consumo dos itens básicos para a alimentação do dia a dia, puxada pelas classes sociais mais baixas que estão consumindo menos”, explica.
O segmento de perecíveis foi o que registrou melhor desempenho, com crescimento de 9,1%, impulsionada pelas categorias de açougue-aves, ovos, pães de forma e margarina. A cesta de bebidas tem a maior queda nas vendas em valor (-7,9%) e unidades (-13,2%). Enquanto a cesta de Tabaco é a única com crescimento em todos os canais nas vendas em valor e unidades no País.
Vendas por canais
De acordo com o Radar Scantech, o canal supermercado apresenta desempenho ligeiramente melhor e se destaca com o crescimento de 4%, acima dos demais canais nas vendas em valor, enquanto o atacarejo regional revela o menor crescimento dos últimos 13 meses com apenas +2,2% de expansão no faturamento nominal.
“Tanto o supermercado quanto o atacarejo regional retraem em torno de 6% em unidades por ticket, mas o que faz a performance do atacarejo regional ser mais fraca é a retração maior em quantidade de tickets”, avalia o executivo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque
