SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Nielsen Consumo Comportamento do Shopper Covid19 Coronavírus Covid-19

Vendas do varejo caíram na terceira semana de abril, após duas altas consecutivas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/05/2020

As vendas totais do varejo brasileiro caíram 15,1% entre os dias 13 e 19 de abril, na comparação com o intervalo entre 6 e 12 de abril. Os dados são de análise semanal que a Nielsen Brasil desde o início das restrições devido à COVID-19. O levantamento engloba os segmentos de Autosserviço, Farmácia e Atacarejo.

[noticiasRelacionadas]

Na avaliação da consultoria, o recuo no terceiro período de abril era esperado depois de um cenário de abastecimento na primeira semana, seguida de dias de compras para a Páscoa. “Essa desaceleração é natural, pois tradicionalmente não é uma semana de abastecimento dos lares. No entanto, essa queda é mais significativa agora devido ao fato de sairmos de duas semanas de alto volume de compras, a primeira para o abastecimento e reposição das despensas e a segunda devido às compras de Páscoa”, destacou Fernanda Vilhena, gerente de atendimento ao varejo da Nielsen Brasil.

O levantamento mostra que as cestas de Sazonais, Perecíveis Frescos e Mercearia foram as que mais contribuíram para essa retração, uma vez que seus itens haviam registrado vendas expressivas para Páscoa, o que torna muito forte a base comparativa. Alguns exemplos são: Ovos de Páscoa (-98,3%), Chocolates (-75,8%) e Itens de Peixaria (-81,2%).

A cesta de Bebidas também colaborou para a queda no volume total de vendas no período (-12,7%). Os recuos mais significativos foram de Vinhos de Mesa (-26,3%), Refrigerantes (-13,1%) e Cervejas (-12,6%).

A exemplo do que havia ocorrido na semana anterior, a cesta de Higiene Beleza teve nova performance negativa, impulsionada pela redução de -6,2% nas compras de Papel Higiênico, além de quedas na comercialização de Desodorantes (-10,1%) e Sabonetes (-5,7%), itens que podem ter sido alvo de estocagem por parte dos shoppers no início da pandemia. No entanto, neste segmento, as vendas de Tratamentos de Pele, Antissépticos para as Mãos e Fraldas apresentaram crescimento de 11,8%, 8,7% e 1%, respectivamente - o que não  compensou a queda dos demais itens.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                     LinkedIn                    ,                    Instagram                    e                    Facebook                    !

COMPARTILHAR
TAGS:Nielsen, Consumo, Comportamento do Shopper, Covid19, Coronavírus, Covid-19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados