SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Nielsen atacarejo tendências consumo

Vendas de marcas premium crescem no atacarejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/03/2022

Foto: Divulgação

O atacarejo foi o canal onde houve o maior avanço nas vendas de marcas premium, subindo de 24,1% em 2020 para 25,4% em 2021, segundo a pesquisa “Tendências de consumo e importância do atacarejo no varejo moderno”, feito pela Nielsen IQ.  O levantamento mostra ainda que o C&C já representa 20% das vendas totais do mercado brasileiro e continua sendo destaque de crescimento em valor.

[noticiasRelacionadas]

Com as vendas Total Store o C&C junto com Farma são os destaques no varejo moderno no 2021, mas se observa a desaceleração do crescimento ao longo do ano em todos os canais. No período, a variação de valor do C&C apresentou expansão de 15,4%, enquanto Farma cresceu um pouco mais, 15,6%. Já o Hiper apresentou recuo de 3,4%.

O C&C também ganhou participação em todas as regiões, sendo Rio e regional onde tem a menor participação, enquanto Centro Oeste e Nordeste registram participação superior a 50%.

A pesquisa da Nielsen mostra que alimentos foi a cesta que mais penalizou o orçamento do consumidor. No ano passado, alimento apresentou alta de 29,8% ante 2020, enquanto bebidas cresceu 16,6%, H&B, 11,7% e Limpeza, 16%.

Além do aumento dos preços, 1/3 dos brasileiros sofreram com redução de renda durante a pandemia. Essa queda se refletiu em cortes de consumo com o objetivo de manter o essencial. Para equilibrar o orçamento, as pessoas tomaram diversas atitudes como redução do consumo fora do lar e serviços supérfluos, diversificou os canais buscando custo benefício, reduziu idas ao ponto de venda, optando pela compra mensal, mudou o tamanho da embalagem, visando opções de desembolso, optou por marcar mais baratas, reduziu o volume e passou a racionar a compra.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                              LinkedIn                                                                                                                             ,                                                                                                                             Instagram                                                                                                                             e                                                                                                                             Facebook 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Nielsen, atacarejo, tendências, consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados