01/05/2025
Vendas de chocolates crescem 16% até setembro de 2022 e faturamento atinge R$ 7,2 bilhões
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/01/2023
Foto: Stock Adobe
O consumo de chocolate continua em alta. Segundo a Associação Brasileiras da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), entre janeiro e setembro do ano passado, o faturamento do segmento cresceu 16% na comparação com o mesmo período de 2021, e atingiu R$ 7,2 bilhões em faturamento. Em volume, a expansão foi de 9%, para 556 mil toneladas. Em número de itens vendidos, a alta foi de 10,3%, para 1,75 bilhão de unidades.
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Os dados, divulgados com exclusividade pelo Valor Econômico, são parte de um levantamento do Instituto Kantar, realizado nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Porto Alegre.
De acordo com a Abicab, o consumo de chocolates fora de casa foi um dos motivos que impulsionou a expansão. Enquanto 28,9% das unidades foram consumidas fora de casa nos nove primeiros meses de 2022, o percentual era de 27,1% no mesmo período de 2021. O número de unidades vendidas para consumo fora de casa foi de 507 milhões de unidades, 17,8% a mais no comparativo anual.
O consumo dentro de casa, porém, representa a maioria das vendas do setor - 1,2 bilhão do total de unidade, 7,5% maior em base anual. Esse segmento somou faturamento de R$ 5 bilhões, com crescimento de 12,8%.
O levantamento mostra que os produtos de 80 g a 90 g são os mais vendidos para consumo dentro de casa, enquanto bombons e trufas, entre 31 g e 79 g, representam o tipo preferido para consumo fora de casa.
O produto preferido dos consumidores é o chocolate ao leite. As barras e tabletes são o formato mais demandado e representaram 41,4% das unidades vendidas em 2022, até setembro. Caixas e pacotes de chocolates somaram 27,7% das vendas, seguidas por trufas e bombons para consumo fora de casa, com 17,6% do total.
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