SA+ Ecossistema de Varejo

Dia Rede Dia Dia Supermercado

Vendas da Rede Dia estão em queda

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/01/2019

Entre janeiro e setembro de 2018, a rede de supermercados Dia amargou queda de 1,6% em suas vendas brutas no Brasil. Nesse período, o pior resultado aconteceu no mês de junho, com queda de 3,4%. Um baque e tanto para quem, dois anos antes, chegou a crescer 20% em um só trimestre.

[noticiasRelacionadas]

Incertezas econômicas e a forte concorrência dos atacarejos são as principais razões apontadas para o difícil momento do Dia Supermercado no Brasil, onde a rede conta com cerca de 1,2 mil lojas. Agora, o grupo espanhol que controla a empresa deve utilizar de maneira mais "prudente e inteligente" os recursos no Brasil. Por aqui, o crescimento terá que ser autofinanciado pela operação brasileira, conforme destacou a analistas no fim do ano passado Antonio Coto Gutiérrez, presidente do grupo. A rede tem inaugurado entre 60 e 70 lojas ao ano no país, volume que deve ser "levemente" reduzido neste ano, mas sem nenhuma desaceleração dramática. As regiões em que a rede é mais forte devem ser o foco das próximas aberturas de loja no País.

A desaceleração nas vendas do Dia no Brasil começou a aparecer após 2017, em parte pelo cenário de deflação em diversas categorias que atingiu todo o setor. Acontece que a inflação voltou a acelerar no ano passado, e mesmo assim, houve queda de receita nos três primeiros trimestres, enquanto Carrefour e GPA cresceram de forma significativa.

Ruptura de produtos

Segundo apuração do jornal Valor Econômico, um dos problemas enfrentados pela empresa no ano passado a ruptura de produtos nas lojas. Enquanto havia excesso de algumas mercadorias, encaminhada pela área de compras da rede às lojas franqueadas (que representam quase 70% do total), outros itens estavam em falta. Problema grave em qualquer supermercado, a ruptura é ainda mais séria para uma rede cuja estratégia é contar com poucas marcas no sortimento.

A empresa também sofre com o fato de alimentos frescos, que não são o ponto forte da Rede Dia, serem cada vez mais demandados pelo consumidor brasileiro. A informação é de um consultor próximo a um grupo de franqueados. 

Na conversa com analistas no fim do ano passado, Antonio Coto Gutiérrez, presidente do grupo, afirmou que a rede tem o "posicionamento certo" no Brasil, e destacou que há por aqui um "ambiente desafiador". Também citou "enorme impacto do câmbio nas finanças" da rede, o que teria afetado decisões de investimento. "Como nossa situação geral mudou, nosso desafio é ser inteligente na maneira como investimos nosso dinheiro na América Latina, de modo a manter nossos negócios em boa forma enquanto navegamos pela atual turbulência macroeconômica nesses países", afirmou on executivo durante teleconferência realizada em novembro, citando na sequência a pressão dos atacarejos sobre a rede no Brasil. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

 

    

COMPARTILHAR
TAGS:Dia, Rede Dia, Dia Supermercado
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

St Marche - Bernardo Ouro PretoSupermercado premium

“Queremos encantar o cliente, como na Disneylândia”, diz CEO do St Marche

Rissul SapirangaExpansão

Rissul reinaugura loja enquanto Braga Supermercados abre sua terceira unidade

Grupo Pereira reinaugura primeira unidade do Supermercado Comper em SCrenovação

Grupo Pereira reinaugura primeira unidade do Supermercado Comper em SC

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados