Venda de cervejas especiais afeta distribuição de vinhos. Entenda
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/01/2019
O aumento nas vendas de cervejas especiais no Brasil gerou uma efeito colateral na cadeia de distribuição de outra bebida, o vinho. Estão faltando garrafas para envasar parte da produção das vinícolas nacionais.
De acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), algumas empresas do setor planejavam produção adicional de vinhos para aproveitar a demanda aquecida. No entanto, as indústrias fabricantes de garrafas de vidro operavam com 100% da capacidade produtiva, o aumento da produção de vinhos foi inviabilizado.
aa A Vinícola Aurora, líder do mercado de vinhos nacionais, segundo o Euromonitor, estima que as vendas de espumantes poderiam ter crescido 25% caso fosse possível receber a encomenda extra de garrafas que havia sido planejada. "Acabamos fechando com crescimento entre 15% e 20%", afirma Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Aurora. Para dar conta da demanda, que segue aquecida, a vinícola está importando garrafas do Chile e da Argentina.
A Owens-Illinois, uma das fornecedoras de garrafas de vidro, confirma que faltaram embalagens para as vinícolas, apesar de a empresa ter ampliado em 27% sua produção, bem acima do crescimento do mercado de vidro. Segundo a empresa, a demanda por garrafas para cervejas especiais avançou 35% em 2018 e essa demanda segue em ritmo forte.
Outra fabricante, a Vidraporto, também notou elevação nas encomendas destinadas às marcas de cerveja premium. "Realmente a procura superou a oferta e houve falta de garrafas para alguns segmentos", confirma Edson Rossi, presidente da empresa.