SA+ Ecossistema de Varejo
Varejo alimentar Stone Varejo Instituto Propague Índice de Atividade Econômica

Varejo alimentar se destaca com alta de 2,2% no volume de vendas em dezembro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/01/2024


Foto: Adobe Stock

Dados da 12ª edição do Índice de Atividade Econômica desenvolvido pelo Stone Varejo  indicam que os hipermercados e supermercados apresentaram a maior variação positiva no volume de vendas na comparação entre dezembro de 2023 e o mesmo mês em 2022. Foi um acréscimo de 2,2%, contra o declínio de 2,1% no setor de móveis e eletrodomésticos, ou o acréscimo reduzido de 0,7% de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos. 

[noticiasRelacionadas]

Em relação ao ano como um todo, os hipermercados e supermercados também se destacaram positivamente em relação a variação no volume de vendas com um aumento de quase 1%. Além desse setor, somente móveis e eletrodomésticos apresentaram um resultado positivo nesse comparativo (+ 0,5%), todos os outros setores apresentaram queda. 

De forma geral, as vendas do comércio brasileiro caíram 1,3% em 2023 e o primeiro semestre é o principal responsável por esse resultado. Entretanto, segundo Matheus Calvelli, cientista de dados da Stone e responsável pelo indicador, esse quadro negativo não se repetiu no segundo semestre, pois houve quatro taxas positivas nos dados. Para o especialista, o desempenho positivo de dezembro pode indicar uma tendência positiva para o início desse ano

Calvelli ainda explica que as vendas no varejo, em especial o alimentar, melhoraram no segundo semestre devido ao cenário macroeconômico mais favorável ao consumo. Para exemplificar, o especialista comenta sobre a melhora no indicador de endividamento das famílias, que por consequência diminui o comprometimento de renda com dívidas e abre mais espaço para novas compras. 

Assim, de acordo com Calvelli, um dos campos mais acessados para novas compras foram os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, como indica a pesquisa. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,   Instagram   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Varejo alimentar, Stone Varejo, Instituto Propague, Índice de Atividade Econômica
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

O papel estratégico do marketing no varejo alimentar vai muito além das promoçõesVarejo transformador

O papel estratégico do marketing no varejo alimentar vai muito além das promoções

Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentarAtendimento Personalizado

Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentar

Seção de frutas, legumes e erduras em supermercadoPesquisa

Estudo analisa aquisições, novos desafios das redes de varejo e cenário na retenção de colaboradores

CRM Day AmbevIA no varejo

CRM Day 2024, inteligência de mercado e IA no varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados