SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

27/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Varejo alimentar Stone Varejo Instituto Propague Índice de Atividade Econômica

Varejo alimentar se destaca com alta de 2,2% no volume de vendas em dezembro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/01/2024


Foto: Adobe Stock

Dados da 12ª edição do Índice de Atividade Econômica desenvolvido pelo Stone Varejo  indicam que os hipermercados e supermercados apresentaram a maior variação positiva no volume de vendas na comparação entre dezembro de 2023 e o mesmo mês em 2022. Foi um acréscimo de 2,2%, contra o declínio de 2,1% no setor de móveis e eletrodomésticos, ou o acréscimo reduzido de 0,7% de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos. 

[noticiasRelacionadas]

Em relação ao ano como um todo, os hipermercados e supermercados também se destacaram positivamente em relação a variação no volume de vendas com um aumento de quase 1%. Além desse setor, somente móveis e eletrodomésticos apresentaram um resultado positivo nesse comparativo (+ 0,5%), todos os outros setores apresentaram queda. 

De forma geral, as vendas do comércio brasileiro caíram 1,3% em 2023 e o primeiro semestre é o principal responsável por esse resultado. Entretanto, segundo Matheus Calvelli, cientista de dados da Stone e responsável pelo indicador, esse quadro negativo não se repetiu no segundo semestre, pois houve quatro taxas positivas nos dados. Para o especialista, o desempenho positivo de dezembro pode indicar uma tendência positiva para o início desse ano

Calvelli ainda explica que as vendas no varejo, em especial o alimentar, melhoraram no segundo semestre devido ao cenário macroeconômico mais favorável ao consumo. Para exemplificar, o especialista comenta sobre a melhora no indicador de endividamento das famílias, que por consequência diminui o comprometimento de renda com dívidas e abre mais espaço para novas compras. 

Assim, de acordo com Calvelli, um dos campos mais acessados para novas compras foram os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, como indica a pesquisa. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,   Instagram   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Varejo alimentar, Stone Varejo, Instituto Propague, Índice de Atividade Econômica
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de AçúcarVarejo Alimentar em Contexto

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição

Adobe Stock - laticínios - corredoresPesquisa

Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em março

Leites veganosPesquisa

Oportunidade: mais de 60 milhões de brasileiros já se consideram veganos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados