SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

31/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Bnex PesquisaMarço

Varejo alimentar cresce 8,2% em março com Páscoa “adiantada”

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/05/2024

Bnex

Foto: Adobe Stock


Tradicionalmente realizada em abril, este ano a Páscoa foi no último final de semana de março, fazendo com que o faturamento nos supermercados e atacarejos no mês crescesse 8,2% no comparativo ano a ano.

Esse percentual também foi impulsionado pelos clientes fidelizados, que contribuíram para um crescimento de 36,5% no faturamento do período; pela frequência de compras e pela quantidade de tíquetes que registram aumento de 4,8% e 3,7%, respectivamente.

Se considerarmos somente os supermercados, o aumento no faturamento foi ainda mais expressivo - cerca de 10,8%, principalmente devido ao crescimento do preço médio, tíquete médio e quantidade de tíquetes. Os supermercados com mais de 10 checkouts foram os que mais contribuíram para esse resultado, com aumento de 11,2%. 


Já os atacarejos tiveram um crescimento de 6,5% impulsionado pela queda nos preços que possibilitou o aumento de itens no carrinho.


Os dados são de um levantamento realizado pela Bnex , empresa especialista em ciência do consumo, que analisou 133 milhões de transações. A pesquisa também indica que o tíquete médio geral registrou aumento de 4,4%, sendo que entre os consumidores fidelizados esse percentual foi de +5,6% enquanto entre os não fidelizados foi -3,9%.

Outra informação é o Top 5 de produtos mais comuns no carrinho dos consumidores: cerveja em lata de até 550 ml, FLV, leite de 1 L, biscoitos industrializados e carnes e aves. 

Em relação às missões de compra, as de emergência foram as mais recorrentes (61,9%), porém também são as que mais diminuem na preferência do shopper. Logo em seguida estão as missões de conveniência (29,5%), reposição (6,3%) e, por último, abastecimento (2,2%).

COMPARTILHAR
TAGS:Bnex, Pesquisa,Março
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Nordeste lidera o aumento de preço da cesta básica em abril

Cesta FLVO frutas gôndolas supermercado adobe stockPesquisa

Cesta de hortifrutigranjeiros cresce 6,4% em volume

Placa de preços supermercadosDados

Entenda como dados podem gerar maior competitividade para sua empresa

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados