SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 categorias que estão na contramão do mercado e crescem em volume

29/11/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Debate Varejo Indústria Gestão Colaborativa

Varejistas sugerem ações para melhorar relacionamento com fornecedores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/09/2019

Para encerrar da melhor forma esta edição do Encontro Reservado para Indústria, aconteceu um proveitoso debate, moderado por Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, com participação dos palestrantes e a presença especial de quatro profissionais com larga experiência no varejo alimentar. Durante uma hora, foram colocados diversos pontos fundamentais para que supermercados e indústrias construam juntos excelentes resultados. A plateia participou de forma ativa com diversas perguntas e ponderações relevantes.

Sobre formas de a indústria melhorar sua relação com o varejo, Antonio Celso Azevedo Oliveira, Superintendente Comercial e de Marketing do Verdemar Supermercados, resumiu da seguinte forma: "Quem bebe água limpa é quem conhece o PDV", argumentando que os resultados são melhores quando o fornecedor tem visão colaborativa e senta à mesa propondo ações adequadas ao perfil das lojas da rede mineira.

"A fórmula que funciona é quando o fornecedor chega disposto a entender o negócio", confirmou Renato Giarola, Chief Commercial Officer do Dia %. Com exemplos, o executivo mostrou as dificuldades para avançar em negociações sempre que o representante da indústria chega para negociar com um formato padronizado, sem considerar as especificidades da rede.

Em uma de suas participações no debate, José Barral, Presidente do Conselho de Administração do Lopes Supermercados, propôs uma autocrítica por parte dos varejistas. "O grande desafio é que o próprio varejo não está se conhecendo", declarou, detalhando que existe uma certa confusão atualmente no setor, com muitas redes não sabendo mais em qual formato operam e qual é sua verdadeira estratégia. Um exemplo disso são lojas de supermercado que querem ter preço de atacarejo. "Para saber o que pedir ao sentar com a indústria, é preciso que o varejo saiba quem, realmente, ele é", afirmou Barral.      

Com larga experiência em grandes empresas do setor, Paulo Angelo Cardillo, superintendente da Unibrasil, fez questão de ressaltar a importância de que a relação entre indústria e varejo considere questões específicas de cada região do País. Cardillo dividiu com o público situações com as quais já teve de conviver na carreira, a exemplo da dificuldade em receber certos produtos no Ceará, no período em que atuou como superintendente da Super Rede.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Debate, Varejo, Indústria, Gestão Colaborativa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

1731418445269-grupo-mateus-mix-mateusauditorias

Grupo Mateus contrata nova auditoria para solucionar problema de R$ 1 bi no estoque

muffatoFusões e Aquisições

Sócios do Muffato passam a deter 10% de participação no Assaí por meio de investimento financeiro

pingo doceIndústria

Indústria amplia o portfólio e atende demanda do varejo por itens de maior valor agregado

Danone Adobe stockExpansão do portfólio

Danone mira liderança na categoria de iogurtes sem açúcar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados