Varejista cearense Uniforça gera receita extra sem custo para investir no crescimento da empresa
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Capittale
EM 23/11/2023
PRODUZIDO POR SA+ BRANDED CON TENT
O que você acha de obter uma receita extra, independente da operação de venda de mercadorias da sua rede? E mais: utilizar esse valor adicional para encorpar os investimentos necessários a fim de dar suporte ao crescimento da sua empresa? Foi exatamente isso o que fez a central de compras cearense Uniforça, com 33 varejistas associadas e 95 lojas.
A receita extra vem da operação própria de antecipação de pagamento aos fornecedores, realizada em parceria com a fintech Capittale . “Estamos fazendo um aporte grande na construção de um novo CD, e essa receita, além de ser bem-vinda, está sendo bem empregada”, ressalta Sergio Bezerra, diretor executivo do Uniforça.
Segundo ele, esse rendimento adicional já virou uma linha de receita que antes não existia no DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) da varejista. “Hoje ela é usada para fazer investimentos e compõe a rentabilidade da rede como um todo”, explica.
Uma das vantagens no modelo de parceria adotado pela rede é que existe uma mesa responsável por todo o contato, negociação e aceite da operação pelo fornecedor, sendo apenas comunicadas à Uniforça, as negociações fechadas com os fornecedores.
“Além disso, não há necessidade de nós investirmos em contratação ou implantação de sistema para realizar a operação, pois tudo é integrado sem custo ao ERP da empresa e em pouco tempo”, esclarece Bezerra.
Outra vantagem, além da inexistência de custos iniciais, é que não há despesas de manutenção para o varejista. Marcos Creazzo, diretor comercial da Capittale, acrescenta que a remuneração da fintech é feita com base nas operações efetivamente realizadas. “Ganhamos 100% pelo sucesso da transação”, ressalta.
Segundo ele, há casos de clientes em que a empresa conseguiu gerar um rendimento extra de R$ 2,5 milhões ao ano. Creazzo explica que também existem vantagens para os fornecedores nesse tipo de transação, realizada diretamente com o varejista.
Esses benefícios passam, por exemplo, novas opções de se financiar e com condições melhores, pelo processo rápido e sem burocracia e pela maior aproximação entre varejo e indústria. Soma-se a isso o fato de que o processo é realizado por contato pessoal, o que permite tratar as especificidades de cada tipo de negócio.