ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/10/2025
UniGrupo eleva margem em até 15 pontos percentuais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/01/2022
Foto: Lia Lubambo / Divulgação
A UniGrupo de Supermercados, associação formada por 13 redes que faturam juntas R$ 15 bilhões por ano, resolveu criar uma marca exclusiva, com a qual consegue uma margem de contribuição 10 a 15 pontos percentuais acima da líder de cada categoria.
[noticiasRelacionadas]
Batizada de Casa de Mãe, a marca tem produtos com qualidade similar à das líderes. Já o custo é inferior ao delas e também aos das marcas intermediárias. As 300 lojas do grupo espalhadas por seis Estados, além do Distrito Federal, garantem escala de compra, o que viabiliza a negociação com fornecedores de primeira linha e assegura preços finais mais competitivos.
15 bilhões de reais de faturamento
Mas essa é apenas a vantagem mais visível
A Casa de Mãe ganhou o posicionamento intermediário para apoiar um outro projeto da UniGrupo: reduzir o mix de marcas de algumas categorias. Um dos associados já estuda enxugar certos segmentos de 9 para 3 marcas.
Ao diminuir as opções, os varejistas reduzem o custo de negociações, estocagem, distribuição para lojas e complexidade da operação, além de perdas e ruptura.
“Temos mais de 300 itens aprovados e a meta é entrar em todas as categorias, totalizando mais de 2.000 SKUs”, informa Sandra Saboia, executiva de marcas contratada para gerir o negócio. “A Casa de Mãe é um projeto de dono e vem sendo tratada com atenção e determinação”, acrescenta.
A marca foi lançada em fevereiro deste ano com 50 itens. Entre eles, estão os snacks de batatas, cujos preços chegam a ser 30% menores do que os da marca líder. Um mês após o lançamento, os snacks já respondiam por 20% das vendas da categoria
Foto: Lia Lubambo
A rede Hirota é uma das que abraçaram a ideia. Já está trabalhando com sete categorias, sendo que as que mais giram são de higiene, limpeza, descartáveis e salgadinhos.
“O trabalho está só começando”, afirma Hélio Freddi, executivo da varejista. Segundo ele, a empresa está desenvolvendo a marca com sinalização nas gôndolas, box nos tabloides, painéis nos estacionamentos e anúncios nas redes sociais. “Lançar uma marca exige esforço. Mas o importante é o que ela vai entregar”, acrescenta.
A ideia é substituir as marcas intermediárias pela marca exclusiva do grupo, o que pode reduzir o mix em algumas categorias. A redução do sortimento deve assegurar resultados mais saudáveis para as redes
Embalagem e qualidade
O desenvolvimento de embalagens foi um investimento que a UniGrupo encarou justamente para conferir qualidade aos produtos. Enquanto a marca remete à tradição e à comida de mãe, as embalagens entregam mensagens específicas em cada categoria.
Foto: Divulgação
Snacks Lúdicos
Os snacks de milho trazem carinhas simpáticas e divertidas, já que o produto é consumido principalmente por crianças e idosos.Os sequilhos e as broinhas trazem leveza e a ideia de um biscoitinho refinado, preparado em casa. A batata palha vem acompanhada da foto de um suculento estrogonofe, numa comunicação direta ao ponto.
Quem é a UniGrupo
Há seis anos, a rede Carone, do Espírito Santo, tomou a iniciativa de formar uma associação para importar produtos da Europa, Argentina e Estados Unidos. A ela foram se juntando as varejistas que hoje formam a UniGrupo.
Nos últimos dois anos, a compra de itens estrangeiros tem sido prejudicada pelos problemas na cadeia de abastecimento decorrentes da pandemia. Mas a UniGrupo importa em média de 600 a 700 containers de produtos por ano. Além das importações, os empresários resolveram tirar do papel o projeto de marca transversal para todas as redes. Há dois anos e meio, começaram os estudos. E, há um ano e meio, contrataram um especialista no assunto para liderar todo o processo. O resultado tem animado os empresários, que pretendem ter a marca exclusiva como carro-chefe no segmento de preço intermediário.
Ao todo, 13 varejistas formam o UniGrupo, sendo a maioria de médio porte. Todas estão bem posicionadas na região onde atuam. São elas:
Quem está por trás da marca
Sandra Saboia, responsável pela criação de dois símbolos nacionais, as marcas Taeq e Qualitá, ambas do GPA, é a líder do projeto. Ela reporta diretamente à cúpula da associação. Seu trabalho envolve a identidade da marca, a escolha das categorias que mais oferecem oportunidades, o posicionamento da Casa de Mãe, precificação, projeto de marketing e plano de ação. Com o aval da diretoria, Sandra tem ajudado a desenvolver os fornecedores. “Estamos trabalhando com empresas respeitadas pelo mercado a fim de entregar produtos de qualidade e, quem sabe um dia, ocupar a liderança em algumas categorias”, anima-se a especialista.
Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook
Notícias relacionadas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Efeito Ozempic: usuários do medicamento reduzem compra de alimentos saudáveis e aumentam indulgência
