ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/05/2025
"Uma boa ativação traz visibilidade também aos concorrentes"
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/07/2023
Para Eduardo Bezerra, gerente de gerenciamento por categoria e shopper insights da Reckitt Hygiene Comercial, dona de marcas como Veja e SBP, o trade marketing deixa a operação estratégica ao criar sinergias com o varejo. Na empresa, o processo é feito por categoria de produtos, orientando as ações para os diferentes canais e tipos de varejo. Tudo baseado em estratégias de longo prazo envolvendo a marca e o varejo a partir do famoso JBP (Joint Business Plan) ou planos anuais comerciais.
No final do ano, a marca reúne seus principais parceiros para apresentar lançamentos, prioridades para cada canal e as ativações que devem ocorrer.
“O varejo apresenta suas expectativas e nós alinhamos dentro do JBP”, explica Bezerra. “Nesse momento reforçamos a importância da visibilidade de um lançamento, por exemplo”, completa.
O executivo afirma ainda que a Reckitt Hygiene Comercial é uma empresa cujas marcas são estruturadas e que lidera não apenas a venda, mas o desenvolvimento das categorias em que atua. “Uma boa ativação traz visibilidade também aos concorrentes”, afirma o executivo da fabricante de itens de limpeza.
“A gôndola no varejo é o palco para o produto. Mas, para alcançar o shopper, é preciso mais do que o lugar certo. É preciso ter o item certo, com o preço certo e ativações que levem o consumidor até ele. E o trade marketing cria a estratégia dessa operação”
EDUARDO BEZERRA - Gerente de gerenciamento de categoria e shopper insights da Reckitt Hygiene Comercial
Matéria originalmente publicada na edição de julho da SA+ .
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026

Unibox amplia presença no interior de Santa Catarina com aquisição de unidades de varejistas regionais
